Ácido Poli-L- Láctico (Sculptra®) um novo aliado contra a flacidez corporal e celulite

sculptra 2 dermobarra
 Beleza e Saúde
Novembro 01.2017

 

sculptra 1 due pele
Crédito foto: www.duepele.com

 

Uma das primeiras alterações que ocorrem no processo de envelhecimento é a perda de colágeno, uma  proteína que atua conferindo sustentação para pele.  Em conjunto com a elastina e o ácido hialurônico o colágeno  atua melhorando o viço e  a  hidratação cutânea.  Uma diminuição progressiva na produção de colágeno se inicia já no final da segunda década de vida, e aos 40 anos de idade a maioria das pessoas já perdeu cerca de 20% desta proteína. O ácido poli- láctico (Sculptra)  é uma substância reabsorvível e biocompatível já conhecida da medicina há vários anos. A sua aplicação não necessita de teste prévio e a sua molécula  atua como um potente bioestimulador. As  partículas do ácido poli-l-láctico quando injetadas na profundidade da pele  estimulam a produção de colágeno, restaurando o volume e a elasticidade da pele que foi perdido no processo de envelhecimento. O Sculptra é mais conhecido para o tratamento da flacidez da face, porém nos últimos anos os benefícios deste tratamento passaram a incluir também o tratamento da flacidez corporal. O estimulo da produção de colágeno consegue trazer de volta a firmeza da pele, melhorando o aspecto de casca de laranja  que ocorre nos casos de celulite e flacidez. Além disso ele  possui  também uma ação preenchedora, muito útil  naqueles pontos de depressão da celulite. A produção das fibras de colágeno e o aumento de volume estão diretamente relacionados com a quantidade aplicada. Os locais mais indicados para a aplicação do Sculptra corporal são a região abdominal pós emagrecimento ou após a gestação, a região interna da  coxa, joelhos e região glútea. Áreas como colo e pescoço também se beneficiam bastante da aplicação. O tratamento das cicatrizes deprimidas, que podem ter as mais diversas causas, como as  depressões decorrentes de acidentes ou cirurgias prévias, também têm mostrado ótimos resultados após o uso do Sculptra. O procedimento é realizado pelo médico em seu consultório com anestesia local  e dura cerca de 30 minutos. O paciente pode apresentar pequenos pontos roxos após a aplicação, mas não é necessário se ausentar de suas atividades habituais. São indicadas por volta de três sessões com intervalos de 30-45 dias, e os resultados começam a ser percebidos após 45 dias, com melhora por até 4 meses após a primeira aplicação. O Sculptra não deve ser aplicado  em pessoa alérgicas a esta substância, em indivíduos com doenças reumatológicas, ou com história de queloide e cicatrizes hipertróficas. A sua segurança não foi estudada em indivíduos abaixo de 18 anos, em gestantes ou no período da amamentacão. Os resultados costumam durar por até 2 anos. Pergunte ao seu dermatologista e veja se a aplicação de acido poli láctico é uma boa opção para você.

A aplicação do ácido poli-L-láctico é feita nos locais em que existem  flacidez e celulite . Em seguida se inicia o processo de estímulo a produção de colágeno melhorando a textura da pele e o aspecto de “casca de laranja”

sculptra 2 dermobarraCrédito da foto: Sculptra 2: www.dermobarra.com.br

Referências: 

1- Schulman MR Sculptra: the new three-dimensional filler. Clin Plast Surg. 2006 Oct;33(4):539-50.

2- Schulman MR, Lipper J, Skolnik RA. Correction of chest wall deformity after implant-based breast reconstruction using poly-L-lactic acid (Sculptra).

Breast J. 2008 Jan-Feb;14(1):92-6. doi: 10.1111/j.1524-4741.2007.00529.x.

3- Ralston JP, Blume JE, Zeitouni NC. Treatment of postoperative soft tissue loss with injectable poly-L-lactic acid. J Drugs Dermatol. 2006 Nov-Dec;5(10):1000-1.

 

Share This:

Cristiana Silveira

Autor: Cristiana Silveira

Dra. Cristiana Silveira, Médica Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). É Mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). CRM 14456/ RQE 5895

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *