Cabelos brancos: porque eles aparecem e o que podemos fazer para evitá-los?

 Beleza e Saúde
Agosto 30.2017

 

foto chamada post fonte Huffington Post

   

Sabemos hoje que,  por volta da quarta década de vida, mais de 80% dos indivíduos já terá desenvolvido o processo de embranquecimento dos fios. O aparecimento dos fios brancos é considerado precoce quando ele ocorre antes dos 20 anos em pessoas de pele clara, antes dos 25 em asiáticos e antes dos 30 em afro descendentes.

    Tudo indica que os cabelos brancos apareçam devido a uma associação de fatores genéticos e ambientais. Apesar do aparecimento de fios brancos ser geneticamente controlado, pouco se sabe  sobre  sobre o mecanismo pelo qual o pigmento que dá a cor aos fios deixa de ser produzido. O que sabemos até agora é que as células que produzem a cor dos fios, chamadas de  melanócitos, sofrem um processo de morte programada devido ao dano gerado pela formação de radicais livres pelo nosso organismo. Com a morte dessas células, o pigmento deixa de ser produzido e o pêlo começa a ficar branco. Apesar de tudo isso, o que podemos fazer para barrar essa progressão? Não temos ainda capacidade de mudar as nossas características genéticas então, só nos resta tentar bloquear o stress oxidativo que leva a morte celular do melanócito. Para isso, devemos minimizar o stress oxidativo mantendo hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada, uma boa noite de sono, a prática de exercícios físicos  além de evitar o hábito de fumar, stress, dentre outros. Existem indícios de que algumas substâncias, quando ingeridas, podem reverter parcialmente o embranquecimento dos fios. Uma dessas substâncias estudadas foi o ácido para-aminobenzóico. A ingestão diária de altas doses deste ácido causou retorno da cor dos dos fios  em alguns indivíduos  porém, essa melhora foi temporária e os fios voltaram a crescer brancos quando a medicação foi descontinuada. Um outro candidato em potencial é o extrato de  Polygonum multiflorum. Especula-se que esse extrato consiga reduzir o stress oxidativo celular e reverter o embranquecimento dos fio . Outro possível candidato é a pseudcatalase que conseguiu reverter alguns casos de cabelos brancos em indivíduos com vitiligo porém o seu uso ainda permanece controverso  e por fim,  a metionina que encontra-se  reduzida nos fios brancos. Especula-se  portanto que a sua reposição possa reverter processo de embranquecimento dos fios. 

Infelizmente, até o momento, não existe fórmula mágica e a melhor forma de evitar os fios brancos é através de uma vida saudável com ingestão de alimentos que possuam ação antioxidante  e,  dentro do possível, devemos evitar o  stress do dia a dia, o fumo e noites mal dormidas. Mas não faz mal, se mesmo assim os fios brancos insistirem em aparecer não tenha medo. Listamos abaixo exemplos de pessoas que assumiram os cabelos brancos sem perder a beleza e a naturalidade.

Referências

1-ZARAFONETIS CJ. Darkening of gray hair during para-amino-benzoic acid therapy. J Invest Dermatol. 1950 Dec;15(6):399-401.

2-Wood JM, Decker H, Hartmann H, Chavan B, Rokos H, Spencer JD, Hasse S, Thornton MJ, Shalbaf M, Paus R, Schallreuter KU. Senile hair graying: H2O2-mediated oxidative stress affects human hair color by blunting methionine sulfoxide repair.

Clin Interv Aging. 2006 Jun; 1(2): 121–129.

3-Ralph M TrüebT .Pharmacologic interventions in aging hair. PLoS One. 2014; 9(4): e93589.

4- Shi Y, Luo LF, Liu XM, Zhou Q, Xu SZ, Lei TC.Premature Graying as a Consequence of Compromised Antioxidant Activity in Hair Bulb Melanocytes and Their Precursors

J Adv Pharm Technol Res. 2017 Jan-Mar; 8(1): 8–13.

5-Nguyen Dinh Thang,1,2 Pham Ngoc Diep,1,2 Pham Thi Huong Lien,1,2 and Le Thi Lien1

Ying Shi, Long-Fei Luo, Xiao-Ming Liu, Qiong Zhou, Shi-Zheng Xu, and Tie-Chi Lei*

Polygonum multiflorum root extract as a potential candidate for treatment of early graying hair.J Adv Pharm Technol Res. 2017 Jan-Mar; 8(1): 8–13.

6-Trüeb RM . Oxidative stress in ageing of hair. Int J Trichology. 2009 Jan;1(1):6-14. doi: 10.4103/0974-7753.51923.

Confere abaixo exemplos de pessoas que assumiram os cabelos brancos de forma harmoniosa e bela:

Diane Keaton edition.cnn
Diane Keaton
Richard Gere edition .cnn
Richard Gere
Anderson Cooper edition.cnn
Anderson Cooper
George Cloney edition.cnn
George Clooney
Jamie Lee Courtis edition.cnnJamie Lee Curtis
Helen Mirren edition.cnn
Hellen Miren
Crédito das fotos www.edition.cnn

Share This:

Cristiana Silveira

Autor: Cristiana Silveira

Dra. Cristiana Silveira, Médica Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). É Mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). CRM 14456/ RQE 5895

6 pensamentos em “Cabelos brancos: porque eles aparecem e o que podemos fazer para evitá-los?”

  1. Whats up very nice site!! Man .. Excellent .. Wonderful .. I will bookmark your blog and take the feeds additionally…I am glad to seek out so many useful info right here in the put up, we’d like work out more strategies on this regard, thanks for sharing. . . . . .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *