Camisas e Chemises, a nova maneira de usar e os mais novos shapes!

img_3343
MODA
Novembro 09.2016
img_3343
Imagem: pinterest

 

A camisa é um item essencial do guarda-roupa masculino e feminino, mas não foi sempre assim. Quer saber mais sobre a história das camisas na vestimenta masculina?

A camisa ou chemise, desde o século IV, era usada por baixo das peças. Os tecidos das roupas superiores eram muito ricos em detalhes, bordados com ouro, prata e pedras preciosas, e por isso lavá-los era uma tarefa rara. Com isso, a camisa era usada como “segunda pele”, por baixo das peças mais nobres.

Isso evitava que elas sujassem, um costume que perdurou até meados do século XIX, quando as camisas não passavam de peças íntimas e ficavam ocultas, exceto pelo colarinho e punhos, que eram expostos. Camisas com colarinhos delicados eram usadas para a prática de esportes, como o críquete, no final deste mesmo século, e com isso gradualmente as camisas foram se tornando mais visíveis.

As camisa evoluíram de acordo com uma necessidade prática. Ao longo do século XX, os estilos predominantes foram o da camisa social com colarinho e o da camisa com mangas bufantes e românticas. Os estilistas continuam explorando essas formas, buscando inspiração em outras culturas e na desconstrução da peça.

Coco Chanel foi uma das primeiras estilistas a endossar essa peça ao guarda-roupa feminino.

Hoje vemos uma infinidade de estilos, tecidos e tendências, mas uma característica nunca muda: a camisa é uma peça essencial  no nosso guarda-roupa!

E nessas últimas estações ela vem assim reinventada, descontraída e tem um monte de novas formas de utilizar uma camisa clássica!

newshapes
Fonte fotos (divulgação): Pinterest; Instagram; Vogue.com

E elas tem novos shapes! Sim, adoramos a utilização do tecido clássico  de alfaiataria para transformar camisas em peças desejo! Destaque para a desconstrução de camisas; a transformação de camisas em peças de um ombro só, cheias de amarração ou de babados e calças que parecem uma camisa amarrada! Tudo muito moderno e altamente desejável! Viva a inovação!

camisasoversized
Fonte fotos (divulgação): Pinterest; Instagram; Vogue.com; Gabriella Negromonte

Uma dessas maneiras é transformar uma camisa clássica em saia, ou abotoá-la assimetricamente, para dar um charme ao look! Vale pegar emprestado do Pappy’s ou do boy-magia! Porque o legal é que elas sejam oversized!

Stella McCartney e a DKNY apresentaram, nos seus últimos desfiles, essa proposta oversized para mulheres e nós amamos! A gente merece esse conforto moderno!

chemisekafkan
Fonte fotos (divulgação): Instagram; Vogue.com

As Chemises também estão super em alta!

Chemise é um modelo de vestido que nunca sai de moda. Isto é, é uma peça é atemporal. O nome vem do francês (camisa) e é isso mesmo: um vestido com a mesma estrutura da camisa.

Mas não esperem aqueles vestidos tipo camisas-clássicos essa estação. O legal agora é usar chemises com uma pegada contemporânea!

E como é isso, você me pergunta?! Basta olhar para imagem acima para entender. O linho, um dos tecidos clássico das chemises, continua sendo bastante usado, mas o corte, decote e detalhes na modelagem que fazem toda a diferença!

Adoramos o modelo em linho azul e de ombros recortados de Kimora Lee Simmons. E a proposta de amarração na barra e cor verde bandeira da chemise da Osklen.

As Chemises tipo Kafkan de Renata Tenca e Frame Denim, tem um corte mais clássico, mas não deixam de ser peças desejo para o verão! E tem uma grande versatilidade de uso. Podem ser usadas amarradas na cintura, ou por cima do biquini e nos dias quentes de verão podem ser usadas soltinhas, como na foto!

Adoramos também as novas formas e cortes de chemises propostas por Narciso Rodriguez! A nossa favorita é a chemises Mullet! Não ficaria linda com hot-pants no verão?!

modernacamisas
Fonte fotos (divulgação): Instagram; Vogue.com

Uma das propostas mais apaixonantes de camisas modernas são essas com decotes profundos em “V” e maxi mangas. Um dos primeiros designers a apresentar essa ideia foi Vitorino Campos. Aliás essa camisa virou uma febre e foi muito copiada posteriormente. E apesar de Vitorino ter apresentado essa proposta na sua estréia na Animale, essa trend segue forte!

Seguindo essa mesma ideia de camisa mais solta e de maxi mangas, veio a sugestão de ombros a mostra. A camisa clássica é mais desabotoada para exibir um lado dos ombros! Era só o que se via no street-style mundo afora durante as semanas de moda internacionais!

Aposte nessa ideia! Ela é super fácil de ser seguida! Com certeza você tem uma camisa branca (ou da cor de sua preferência) dando sopa no seu closet!

conjuntos
Fonte fotos (divulgação): Vogue.com

Os conjuntinhos de alfaiataria que remetem a chemises também são outra aposta essa season! Vale usar saias ou pantalonas sempre com o mesmo tecido da camisa! Vocês não acham que dão um ar super sofisticado ao look?!

Adoramos as propostas arrojadas das marca de Kendall-Kylie e Jill Sander!

Espero que tenham gostado das dicas e essa trend vale muito a pena por ser super atemporal!

E o mais importante é endossar essas tendências ao seu estilo! Afinal de contas como dizia Coco Chanel: Moda passa, estilo é eterno

Fonte história da camisa: http://dudalina.com.br/blog/historia-da-camisa/

Share This:

Gaby Negromonte

Autor: Gaby Negromonte

Mãe, Estilista, Stylist, Consultora Criativa, Consultora de Moda, Consultora de Imagem, Técnica em Ciência Têxtil, Empresária, Turismóloga, Globe Trotter, Poliglota e Curiosa…

4 pensamentos em “Camisas e Chemises, a nova maneira de usar e os mais novos shapes!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *