Carvão ativado: a última moda no tratamento da oleosidade da pele

IMG_6266
 Beleza e Saúde
Junho 14.2017

 

IMG_6266
Crédito foto: asianetindia.com
Recentemente, diversas marcas de cosméticos lançaram linhas de tratamento para combater a oleosidade da pele com uma substância intrigante, o carvão ativado. O carvão ativado é um material derivado do carbono que possui uma alta capacidade de absorver substâncias na sua superfície. Por conta desta característica, o carvão ativado é utilizado na medicina no tratamento de alguns casos de intoxicação alimentar aguda e envenenamentos. A presença do carvão ativado no aparelho gastrointestinal consegue reter as substâncias tóxicas na superfície porosa do carvão o que dificulta a absorção destas substâncias pelo nosso organismo que são eliminadas juntamente com o carvão.
IMG_6268
Crédito foto: arab news
Na dermatologia o seu uso em larga escala  é ainda novo e carece de comprovação científica. Se acredita que a capacidade do carvão de absorver substâncias em sua superfície, consiga retirar também a oleosidade e as impurezas da nossa pele. Na verdade, alguns destes cosméticos podem ser úteis pois costumam conter também, além do carvão ativado, outras substâncias como alfa hidroxiacidos que já tiveram o seu efeito comprovado e podem trazer benefícios não necessariamente por conta do carvão mas do poder esfoliante destes ácidos. A notícia boa e que o carvão ativado é uma substância inerte e não costuma causar irritação na pele. A notícia ruim é que muitos desses produtos à base de carvão ativado possuem a sua versão em máscaras peel off com alta aderência na pele e que, quando retiradas podem remover também a barreira de proteção da nossa pele e, nestes casos podem ser prejudiciais por causarem alergias e manchas.
IMG_6267
Crédito foto: healinglifestyles.com
Devemos ter cuidado ao usar as  máscaras peel off de alta aderência pois elas podem causar danos na barreira da nossa pele e irritar peles sensíveis.
IMG_6272
Crédito foto: Beauty counter

Share This:

Gaby Negromonte

Autor: Gaby Negromonte

Mãe, Estilista, Stylist, Consultora Criativa, Consultora de Moda, Consultora de Imagem, Técnica em Ciência Têxtil, Empresária, Turismóloga, Globe Trotter, Poliglota e Curiosa…

9 pensamentos em “Carvão ativado: a última moda no tratamento da oleosidade da pele”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *