Desmitificando a Atividade Física

img_8742
BELEZA E SAÚDE
JUNHO 22.2016

Convidei meu personal trainer, Leonardo Bastos, para ser um de nossos colunistas na área de Saúde e Beleza. Leonardo é um estudioso na área de educação física e especialista em Biomecânica e vai nos ajudar a entender e esclarecer dúvidas que temos sobre a atividade física. Nessa primeira matéria, ele fala um pouco do trabalho desenvolvido comigo ao longo de dez anos juntos e aproveita para desmitificar a atividade física.

Conheço Gabriella há 10 anos. Uma mulher que sabe o que quer: isto facilita o meu trabalho, pois ela é disciplinada e tem foco, sendo  isso fundamental para bons resultados. Apesar das restrições na coluna que ela tem, desenvolvo um trabalho que aborda força, flexibilidade, melhoria da capacidade aeróbica e estabilização das cadeias musculares, sempre fortalecendo o centro do corpo para depois, as extremidades. E tudo isso sempre dialogando para estabelecer as melhores estratégias.

Não existe fórmula mágica nem métodos milagrosos. A parceria entre o personal e o seu aluno depende de cumplicidade e confiança! Após a segunda gravidez, Gabi aumentou 20 quilos e com o trabalho progressivo e com metas estabelecidas, conseguiu eliminá-los em um ano e meio. Reeducou sua alimentação com um nutricionista e treina de 4 a 5 dias por semana. O mais importante atualmente é a manutenção do seu peso sem oscilações, pois emagreceu de forma correta preservando sua massa magra (músculos).

2015-08-19 20.21.09 cópia

Evolução do corpo de Gaby em 2 anos de treinamento

A experiência dos meus 15 anos como personal trainer me credencia a dar algumas dicas e desmitificar algumas mentiras relacionadas à atividade física, como por exemplo: qual o melhor método para otimizar o ganho de força e o aumento de massa muscular?
 Cross fit, Treinamento funcional ou Musculação?
 Na realidade, os três métodos se baseiam em exercícios contra a resistência da gravidade, onde cargas são utilizadas e repetições de forma progressiva, com objetivos específicos. O bom profissional analisa e avalia o seu aluno respeitando o seu biotipo, limitações e desenvolve uma planilha de treinos (periodização), que irá definir o método mais eficaz para o perfil de cada um. O diferencial não está no método utilizado e sim no profissional, que irá direcionar a melhor opção de exercício de forma personalizada. Modismos e formas milagrosas não têm eficácia, e sim mudanças no estilo de vida.

Share This:

Leonardo Bastos

Autor: Leonardo Bastos

Leonardo Bastos é Bacharel em Educação Física e 
Especialista em Biomecânica.

4 pensamentos em “Desmitificando a Atividade Física”

  1. Thanks for sharing superb informations. Your web-site is very cool. I’m impressed by the details that you have on this web site. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my friend, ROCK! I found simply the info I already searched all over the place and just could not come across. What an ideal web-site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *