Drug Delivery: como funciona e o que significa o método de liberação transdérmica de medicações.

drug delivery
 Beleza e Saúde
Maio 24.2017

 

drug delivery
Crédito da foto: tricountymedicalclinic.com/

 

A pele, o maior órgão do corpo humano, possui uma barreira muito eficiente formada por várias camadas de células que se encontram  firmemente aderidas. Esta barreira impede a entrada de substâncias até as   camadas mais profundas, o que muitas vezes, dificulta o resultado dos tratamentos dermatológicos. Com o objetivo de facilitar a penetração de ativos na pele, foi criada a técnica de “drug delivery “ por via transdérmica. Esta técnica tem por objetivo transportar diversas substâncias para camadas mais profundas da pele que normalmente não chegariam até lá. Este método consiste na formação de inúmeros furinhos feitos ou através de microagulhas ou a laser. Esses pequenos canais abertos levam diversas substâncias até as camadas mais profundas da pele potencializando os efeitos das medicações e tornando os resultados mais rápidos.

As substâncias utilizadas e as formas de se abrir os microcanais são escolhidas de acordo com o problema a ser tratado. Podemos tratar manchas, rugas, cicatrizes, queda de cabelos e uma infinidade de outros problemas  e para isso, princípios ativos com ações diferentes são utilizados a depender de cada caso. Esta técnica não é livre de efeitos colaterais. Esses micro canais abertos podem facilitar a entrada de microorganismos e de partículas que podem gerar processos alérgicos.

Como a barreira de pele fica vulnerável em vários pontos pode ocorrer reativação de infecção pelo herpes além de poder piorar ou gerar novas manchas. Além disso, nem toda substância é segura para ser transportada por esses microcanais e todas as etapas do procedimento devem ocorrer de forma estéril. Um outro grande benefício desta técnica é a produção de colágeno que aumenta de forma significativa no local  e faz com que o procedimento possua um efeito imediato e também duradouro.

Referências

1- Jain Ankita.Novel Strategies for Effective Transdermal Drug Delivery: A Review

Pharmaceutics Research Laboratory, Department of Pharmaceutics, Adina Institute of Pharmaceutical Sciences, Sagar (M.P.), 470002 India

2-Lin CHAljuffali IAFang JY. Lasers as an approach for promoting drug delivery via skin. Expert Opin Drug Deliv. 2014 Apr;11(4):599-614.

3-Prausnitz MRLanger R. Transdermal drug delivery. Nat Biotechnol. 2008 Nov;26(11):1261-8.

Share This:

Cristiana Silveira

Autor: Cristiana Silveira

Dra. Cristiana Silveira, Médica Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). É Mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). CRM 14456/ RQE 5895

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *