Escolas de moda – Um guia das melhores escolas de moda no mundo!

capa 1
MODA
Maio 04.2017

 

capa 1Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest

 

Fazer Moda está na moda! Mas a vida de um estilista está longe de ser feita apenas de glamour. Para ser um estilista é preciso trabalhar duro!

São muitas horas sentado numa máquina de costura e a frente de uma mesa de modelagem. Isso mesmo, não pense que basta saber desenhar para ser um estilista, é preciso saber elaborar uma roupa para realizar sua ideia! E é preciso competência para elaborar uma roupa!

 

capa 2Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest

 

Um estilista completo precisa ter conhecimento de tudo relacionado a moda, da história, a tecidos. Além claro de estar sempre buscando inspiração para suas criações!

E se essa é a carreira que você deseja seguir vamos te dar as dicas de onde obter a melhor educação do ramo!

Criamos uma lista com as melhores universidades ao redor do mundo e o que elas têm de melhor.  São nomes que se tornaram símbolos de excelência e bom ensino, recebendo alunos vindos dos mais diversos países. Se você acredita que a moda é uma poderosa forma de comunicação e deseja fazer parte desse universo criando e construindo novos padrões, com novos materiais e tecnologias, o seu lugar, nos próximos anos, é realmente uma faculdade de Moda e essa matéria é para você!

Então, descubra a seguir as melhores escolas, que ficam em endereços simplesmente incríveis, e que irão lhe render experiências fantásticas, tanto na vida quanto no currículo!

1 - POLIMODAFoto: Polimoda Campus

  1. INTERNATIONAL INSTITUTE OF FASHION DESIGN & MARKETING – POLIMODA (FLORENÇA, ITÁLIA)

A Itália é um dos destinos mais procurados quando assunto é estudar Moda. Além de proporcionar excelentes opções educacionais, principalmente na área de arte, moda e arquitetura, é também uma ótima experiência internacional com uma autêntica imersão, afinal de contas a Itália é um dos berços da Arte, Moda e Arquitetura. Muito charmosa, a Polimoda é cheia de arte Neo-renascentista e conta com uma vasta opção de cursos, tanto em italiano como em inglês. A Polimoda tem um programa super interessante com o “FIT- Fashion Institute of Technology” de New York, onde você pode optar por estudar 2 anos em Florença e 2 anos em New York. Outro programa legal é que ao finalizar seu primeiro ano de Design de Moda na Polimoda você pode optar por estudar Malharia. A Polimoda possui uma sede em Prato direcionada ao estudo de Malharia e Ciência Têxtil. Apenas 3 escolas na Eueopa oferecem esse curso!

O destaque vai para esse sistema globalizado, o que permite aos estudantes explorar os tópicos-chave do setor da moda, conhecendo o “know-how” italiano e do sucesso do Made in Italy orgânico.

A escola é conhecida pela prática e por formar alunos que saem realmente preparados para o mercado de trabalho. A Polimoda é regida por um grupo poderoso da Moda que inclui, Ferragamo, Versace, Cavalli, Alberta Ferreti, dentre outros. Esse grupo ajuda na formação e estão sempre empregando os melhores alunos. Alias a Polimoda é conhecida por empregar a maioria de seus grandes alunos em grandes casas da moda. Mas para entrar na Polimoda você precisa passar por um teste de desenho e aptidão! Prepare-se!

Alunos notáveis: Massimiliano Giornetti, Edgardo Osorio, Lara de Baenst, Yekaterina Ivankova e Gaby Negromonte (Olha que chique me formei com honras!).

Mais informações: www.polimoda.com

2 - MARANGONIFoto: Reprodução/ Divulgação: Istituto Maragoni

  1. ISTITUTO MARANGONI (MILÃO, ITÁLIA)

Uma das escolas mais conhecidas da Itália, a boa notícia é que não há um teste para entrar. Se você não tem muita experiência a ambientação será muito tranquila, já que a maioria dos alunos estará na mesma situação. A Escola já foi uma das melhores do mundo, e apesar da tradição, já nao está entre as melhores, mas tem um bom curso!

Alunos notáveis: Domenico Dolce, Alessandra Facchinetti (Tod’s), Julie de Libran (Sonia Rykiel) e Rodolfo Paglialunga (Jil Sander).

Mais informações: http://www.istitutomarangoni.com

3 - ROYAL ACADEMY OF FINE ARTSFoto: Reprodução/ Divulgação: Royal Academy of Fine Arts

  1. ROYAL ACADEMY OF FINE ARTS (ANTUÉRPIA, BÉLGICA)

Falando ainda das escolas europeias, essa é uma instituição que vem se destacando bastante quando a escolha é o cursar Moda, principalmente após a fama dos integrantes do “The Antwerp Six”, grupo que desembarcou em Londres, com o apoio do governo belga, a fim de mostrar suas criações em uma semana de moda, nos áureos anos 80. Os seis eram formados pela Antwerp Royal Academy of Fine Arts, que existe há 350 anos. Um ponto interessante é que o business e o marketing não são abordados, a ênfase está na área criativa da moda. Conhecida por ser uma faculdade muito rígida, que gradua apenas os mais dedicados, ela possui trabalhos árduos e seus alunos não devem ter medo de desafios e críticas (o que leva muitos a desistirem do curso). Diferentemente de outros endereços, é preciso falar holandês para estudar lá.

Alunos notáveis: Ann Demeulemeester, Dries Van Noten, Dirk Bikkembergs, Walter Van Beirendonck, Dirk Van Saene, Marina Yee (The Antwerp Six), Martin Margiela, Veronique Branquinho, Haider Ackermann, Peter Pilotto e Bruno Pieters.Curso: Fashion Design.

Mais informações: http://www.antwerpacademy.be/

4 - ROYAL COLLEGE OF ART

Foto: Reprodução/ Divulgação: Royal College of Arts

  1. ROYAL COLLEGE OF ART (LONDRES, INGLATERRA)

Reconhecida mundialmente, a Royal College of Art é muito requisitada, principalmente, por seus graduados ocuparem cargos em marcas importantes como Prada, Burberry, Stella McCartney, Marni, Céline, Givenchy, Louis Vuitton, Balenciaga e Alexander McQueen. Tendo apenas cursos de graduação é dividida em dois campos: um em Kensington e o outro em Battersea.

Alunos notáveis: Philip Treacy, Erdem Moralioglu, Christopher Bailey, Ossie Clark e Zandra Rhodes.

Mais informações: http://www.rca.ac.uk/

5 - CENTRAL SAINT MARTINSFoto: Reprodução/ Divulgação: Central Saint Martins

  1. CENTRAL SAINT MARTINS (LONDRES, INGLATERRA)

Essa é uma das escolas mais famosas do mundo e é conhecida por incentivar a criação de trabalhos originais e inovadores. Vale enfatizar que o foco é mesmo na criatividade e menos no aspecto comercial do negócio de moda. Recentemente abriu um novo campus na região de King’s Cross, com um prédio muito bonito. É uma escola dificilíssima de entrar! Você precisa apresentar um portfólio de arte de profissional! E o tem um preço bem salgado!

Alunos notáveis: Stella McCartney, John Galliano, Alexander McQueen, Phoebe Philo, Christopher Kane, Hussein Chalayan, Zac Posen, Hamish Bowles, Paul Smith, Giles Deacon, Luella Bartley e Riccardo Tisci.

Mais informações: http://www.arts.ac.uk/csm/

6 - UNIVERSITY OF WESTMINSTERFoto: Reprodução/ Divulgação:  University of Westminster

  1. UNIVERSITY OF WESTMINSTER (LONDRES, INGLATERRA)

É uma das escolas menos conhecidas, mas que não pode ser ignorada.  Bastante aclamada na Inglaterra, é uma faculdade que não oferece apenas moda, mas também outras disciplinas. Um dos cursos oferecidos pela UOW é um bom programa de Jornalismo. Atenção, amantes do jornalismo de moda!

Alunos notáveis: Vivienne Westwood, Christopher Bailey, Stuart Vevers e Katie Hillier.

Mais informações: https://www.westminster.ac.uk/ 

 

7 - ESMOD Foto: Reprodução/ Divulgação: ESMOD

  1. ESMOD (PARIS, FRANÇA)

É uma das mais antigas escolas de moda do mundo (desde 1841), reza a lenda que tanto o manequim quanto a fita métrica foram inventados lá.  Atenta ao fenômeno global de interação, a Esmod oferece aulas em francês e inglês e também tem um programa de cursos em 22 escolas de 15 países diferentes para aqueles que querem estudar na instituição, mas não podem ou não desejam residir em Paris. Com um alto índice de colocação profissional, a escola tem uma taxa de mais de 90% de alunos que são empregados logo após se formarem. De acordo com alguns deles o ensino é bastante rigoroso, o que significa trabalho duro até tarde da noite.

Alunos notáveis: Christophe Decarnin, Suzy Menkes, Alexandre Vauthier, Damir Doma, Olivier Rousteing, Thierry Mugler, Juun J e Catherine Malandrino.

Mais informações: http://www.esmod.com/

 

ECOLEDECHAMBRE
FOTO: ECOLE DE LA CHAMBRE SYNDICALE DE LA COUTURE PARISIENNE

 

 

 

  1. ECOLE DE LA CHAMBRE SYNDICALE DE LA COUTURE PARISIENNE (PARIS, FRANÇA)

Se há um sinônimo de Alta Costura é a La Chambre. Essa é a escola associada ao grupo que determina quais marcas de moda que podem se qualificar como tal. Só pela lista de alunos, já dá para ter uma ideia do seu nível de prestígio… Um ponto a ser observado é que a La Chambre não aceita alunos que não tenham passado por outros cursos de moda antes.

Alunos notáveis: André Courreges, Issey Miyake, Valentino, Yves Saint Laurent, Valentino Garavani, Karl Lagerfeld.

Mais informações: http://www.ecole-couture-parisienne.com/en/

 

parsonssign13thstreet

Foto: Reprodução/ Divulgação: PARSONS

  1. PARSONS THE NEW SCHOOL OF FASHION (NOVA YORK, EUA)

Universidade de moda eleita pelo conceituado Business of Fashion como a melhor dos Estados Unidos em 2015. Com um dos programas de ensino mais tradicionais do mundo fashion – o primeiro formato do atual bacharelado. A Parsons foi fundada em 1919 e é considerada a segunda melhor faculdade de moda do mundo, só perde para a Central Saint Martins, em Londres. A escola tem um processo chato de admissão.

Uma coisa legal é que todo mundo que aplica está automaticamente concorrendo a bolsa escolar por mérito. Minha irmã Dani, quando se formou em Publicidade, fez o Admission para um mestrado em Fashion Marketing, e seu Creative Assigment lhe rendeu uma bolsa na Parsons. Lembro que o curso é bem caro, vale tentar a bolsa ou preparar as economias!

Vale dizer que a Parsons tem um campus novo em Paris! Para quem pretende estudar na Europa, pode ser uma boa!

Alunos notáveis: Donna Karan, Marc Jacobs, Tom Ford e Narciso Rodriguez, Alexander Wang, Anna Sui, Jason Wu, Jenna Lyons (da J.Crew), Prabal Gurung, duo da Proenza Schouler, Lazaro Hernandez e Jack McCollough, Jason Wu, Behnaz Sarafpour, Doo Ri e Vena Cava.

Mais informações: http://www.newschool.edu/parsons/

9 - FASHION INSTITUTE OF TECHNOLOGYFoto: Reprodução/ Divulgação: FIT

  1. FASHION INSTITUTE OF TECHNOLOGY – FIT (NOVA YORK, EUA)

Muito aclamada, A FIT proporciona aos alunos uma grande rede de networking e palestras com grandes nomes da indústria. Para se ter uma ideia, após a graduação, a porcentagem de alunos que conseguem emprego é de 80%. A programação do FIT Museum também é muito boa e tem como curadora Valerie Steele, uma das mais influentes estudiosas de moda do mundo. Boa escolha para quem quer focar em business ou para quem busca habilidades mais técnicas e específicas com pitadas de arte.

Alunos notáveis: Calvin Klein, Michael Kors, Francisco Costa, Camila Coutinho.

Mais informações: http://www.fitnyc.edu/

10 - LIM COLLEGEFoto: Reprodução/ Divulgação: LIM COLLEGE

  1. LIM COLLEGE (NOVA YORK, EUA)

Tendo como lema a máxima “onde o business encontra a moda”, é uma escola pequena, porém focada e bem relacionada, com viagens de pesquisa com os alunos para Londres, Berlim e Hong Kong. Quem estuda lá garante que muitas portas são abertas profissionalmente e que o nível tanto do ensino quanto dos professores são considerados excelentes! Oferecer acesso a estágios e trabalhos é também um grande diferencial dessa instituição. Se você que focar na área administrativa ou de marketing essa escola é para você!

Alunos notáveis: Neva Hall, Daniella Vitale, Doug Jakubowski, Kathy Nedorostek, Dianne Vavra.

Mais informações: https://www.limcollege.edu/

 

11 - BUNKA FASHION COLLEGEFoto: Reprodução/ Divulgação: BUNKA

  1. BUNKA FASHION COLLEGE (TÓQUIO, JAPÃO)

A Bunka Fashion College é sinônimo do design de vanguarda japonês, desde os anos 60, época em que seus formandos começaram a conquistar Paris. Além disso, a BFC conta com um amplo programa de marketing e tecnologia. Então, se o seu desejo é inovar e buscar o que há de mais moderno nesse mercado, o Japão é o endereço certo!

Alunos notáveis: Kenzo Takada, Junya Watanabe, Yohji Yamamoto, Hiroko Koshino, Tsumori Chisato e Nigo.

Mais informações: http://www.bunka-fc.ac.jp/en/

12 - SHENKAR COLLEGE OF ENGINEERING AND DESIGN

Foto: Reprodução/ Divulgação: Shenkar College

  1. SHENKAR COLLEGE OF ENGINEERING AND DESIGN (RAMAT GAN, ISRAEL)

Por ser uma área de conflitos territoriais, definitivamente, este não é um destino dos mais comuns, mas há de se tornar uma grata surpresa, pois esta é uma escola que tem um programa de design incrível e também é muito acessível.

Alunos notáveis: Alber Elbaz e Nili Lotan.

Mais informações: www.shenkar.ac.il

 

13 - ISTITUTO EUROPEO DI DESIGNFoto: Reprodução/ Divulgação: IED

  1. ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN – IED (SÃO PAULO, BRASIL)

Se a intenção não é sair do Brasil, temos algumas boas opções por aqui! O destaque vai para o IED que teve sua primeira unidade fora da Europa inaugurada por aqui, em 2005, justamente para atender ao desejo dos brasileiros que apreciam bastante a criatividade italiana nos campos da moda e do design. E o fato é que o IED, realmente, vem contribuindo muito para posicionar São Paulo como capital da moda latino-americana.

No campo do design, a escola colabora para a emancipação do produto brasileiro no mercado externo, com um curso que estimula os alunos a vivenciarem todas as etapas do processo de desenvolvimento de coleções, onde cada projeto é pensado desde as demandas de mercado e tendências até a confecção.

O foco promete ser abrangente, com pesquisas de materiais, desenho, maquete têxtil, técnicas de moulage, modelagem, costura e acabamentos, finalizando com a comunicação da coleção. No IED, a Moda não se restringe à criação do produto, sendo praticada de ponta a ponta, até o marketing e a gestão de marcas e negócios. Então, se você não deseja sair do país e prefere um curso que englobe todos os processos da Moda, o IED se mostra uma boa escolha.

Eu fiz Mestrado no IED de Madrid em Fashion Business, gostei bastante do curso que deve seguir o padrão de qualidade em todas as sedes.

Alunos notáveis: Leandro Benites, Paula Abrach, Jessica Tarabini, Jesica Chung e Bertha Jucá.

Mais informações: www.iedbrasil.com.br

E aí, agora que fizemos esse guia com as melhores Escolas de Moda, nos mais diversos continentes, já transferiu essa  da listinha “sonhos” para a listinha “realidade”? 2017 está esperando por você cheinho de novas conquistas! O Style Guide te deseja muito sucesso!

Texto e pesquisa: Gaby Negromonte e Neila Bahia

Share This:

Gaby Negromonte

Autor: Gaby Negromonte

Mãe, Estilista, Stylist, Consultora Criativa, Consultora de Moda, Consultora de Imagem, Técnica em Ciência Têxtil, Empresária, Turismóloga, Globe Trotter, Poliglota e Curiosa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *