Etiquetas das roupas: entenda o que quer dizer cada símbolo!

Sugestão capa 2 - pinterest
 Life Style
Novembro 06.2017

 

Sugestão capa 2 - pinterest

Seja honesto, quando foi a última vez que você parou para ler a etiqueta da sua t-shirt favorita ou daquele jeans mega confortável e que você ama? Se a sua resposta foi provavelmente há muito tempo ou nunca li, não se desespere, pois você não é o único.

Realmente, de cara essa tarefa parece ser das mais fáceis e por isso a maioria das pessoas acaba negligenciando todos aqueles símbolos, que mais parecem linguagem grega. Mas, garantimos que com um pouquinho de dedicação e boa vontade é possível seguir as instruções e garantir vida longa e próspera para suas roupas.

Sugestão capa 3 - pinterest

O primeiro passo é entender que cada peça possui particularidades e características bem específicas, que estão relacionadas à sua confecção. As diferentes combinações de cores, estampas, formas e tecidos vão determinar o jeito certo de higienizá-la para que esse cuidado seja eficaz, fazendo com que a roupa continue linda pelo maior tempo possível.

Sugestão capa 5 - pinterest

Peças infantis, por exemplo, pedem cuidados redobrados. Por serem muito delicadas e exigirem lavagens frequentes, é preciso estar atento desde o momento da compra, dando preferência aos tecidos naturais e de boa qualidade (que tenham algodão ou viscose na composição, por exemplo), pois irão resistir muito mais. Os pediatras sugerem que as roupas de bebês recém nascidos não sejam lavadas em máquinas de lavar e que possuam tanto seus próprios varais como bacias e ou compartimentos específicos para sua lavagem. Outra coisa importante é lavar as peças de recém nascidos com sabões neutros como de coco.

Vale ressaltar que é obrigação que todas as roupas venham com etiqueta de composição e lavagem, caso isso não ocorra, a marca e o estabelecimento podem levar multa. Então, exija.

 Sugestão capa 1 - pinterest

Os símbolos nas etiquetas

Separados de acordo com as etapas da lavagem, os símbolos foram estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) utilizando, em sua maioria, formas geométricas (quadrados, triângulos e círculos) associadas a algumas variações autoexplicativas, pensadas para facilitar a compreensão. Uma vez entendido o significado de cada um, vai ser muito mais tranquilo lavar e conservar suas roupas.

Então, preparados para entender o significado de cada símbolo e quais seus desdobramentos? Veja a lista que preparamos!

Sugestão capa 6 - pinterest 

Lavagem

O símbolo relacionado a essa etapa vem na forma de um quadrado ou recipiente que lembra uma bacia. Ele indica como a peça deve ser lavada: à mão, na máquina com ou sem tambor, além da temperatura da água.

 Alvejantes

Necessários em alguns casos, porém muito perigosos por conterem componentes muito abrasivos na composição, os alvejantes são orientados a partir de triângulos. Estes quando vazios o uso dessa substância é permitido, mas se vierem com linhas sobreposta em forma de “x” ou preenchidos/pintados significa que é totalmente vetado. Os triângulos podem ainda vir com três linhas internas; nesse caso pode usar produtos com água oxigenada, mas não sanitária.

Secagem

O processo de secagem da roupa é muito importante, pois vai garantir que suas formas (modelagem) sejam preservadas. Representada por círculos e/ou quadrados, vai informar se é indicado usar secadora ou se a secagem deve ser natural. No caso desta última, se pendurada na vertical ou horizontal ou ainda se o varal deve estar na sombra.

Passadoria

Esse é um dos símbolos mais fáceis de interpretar, pois essa etapa é representar por um ferro de passar. Caso venha com linhas com linhas sobrepostas em forma de “x”, significa que o tecido não deve ser passado. Se a passadoria for permitida, o que deve ser observado é a temperatura do ferro, que é indicada por “bolinhas” dentro do desenho: 1 bolinha temperatura super baixa, 2 bolinhas temperatura média, com 3 bolinhas significa que o tecido suporta uma temperatura mais elevada.

 Lavanderia especializada

Caso seja necessário levar a roupa para a lavanderia, o profissional fica encarregado de se orientar a partir da etiqueta, por isso é importante nunca cortá-las. Essa forma de lavagem será representada pela letra “P” e tem algumas variações. Dá uma olhada no Box de ilustração que preparamos com os símbolos mais utilizados:

 

Post instrução lavagem - box

 

Viu como é simples entender os símbolos presentes nas etiquetas? A partir de agora não tem mais porque não segui-los e manter suas roupas como novas. Além de economizar muito, vai garantir a vida útil daquela peça que você tanto ama. E aí, já conhecia algum dos símbolos que mostramos? Conta pra gente nos comentários!

Além disso criei um poster com instruções de lavagem que você não encontra nas etiquetas de composição e será muito útil para você preservar suas roupas delicadas principalmente as coloridas, estampadas, listradas e bordadas, pois ensina como selar as cores de suas roupas coloridas e não migrar as cores das estampadas e listradas para que estas não se misturarem entre si! Dica preciosa da Gaby!

Adobe Photoshop PDFCartaz: Acervo Style Guide

 

Fotos: Reprodução/ Divulgação: Pinterest 

Share This:

Gaby Negromonte

Autor: Gaby Negromonte

Mãe, Estilista, Stylist, Consultora Criativa, Consultora de Moda, Consultora de Imagem, Técnica em Ciência Têxtil, Empresária, Turismóloga, Globe Trotter, Poliglota e Curiosa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *