JK PLACE – A filosofia do Hotel que está revolucionando a indústria hoteleira

25207420

 

VIAGENS
OUTUBRO 18.2016
ori2
Ori Kafri, criador, idealizador e proprietário do JK Place- Foto: site oficial JK Place

Numa visita a Firenze encontrei com Ori Kafri, um antigo e querido amigo, dos tempos que morava em Firenze. E pedi que cedesse uma entrevista sobre o Jk Place, pois estava curiosa para entender o segredo do sucesso e a visionária filosofia do hotel JK Place!

Foto: Site oficial JK Place

Tive o privilégio de estar na inauguração de um dos hotéis mais incríveis do mundo, o JK Place Firenze. Ori e seu pai, Jonathan Kafri, que num futuro breve seria meu chefe na Calvin Klein, onde contribui por alguns anos como estilista – sim Jonathan tem background na indústria da moda e têxtil. Ele regeu a Calvin Klein Europa por anos e fez história em estampar couro para casas como Emilio Pucci.

Eles inauguraram o primeiro JK Place em 2003 em Firenze. O nome JK é uma abreviatura do nome de um de seus criadores, Jonathan Kafri. Place, lembra Home (casa) porque uma das filosofias do hotel é que você se sinta em casa.

Para criar o conceito JK, Ori e Jonathan contaram com o auxilio de Claudio Meli, o atual General Manager (G.M) do JK Place Firenze, que tem 25 anos de experiência no ramo de hotelaria de luxo. Foi Meli que me recebeu em maio de 2016 no JK Place Firenze para me contar um pouco da história e da filosofia do Hotel.

2
Claudio Meli – GENERAL MANAGER (G.M.) JK Place Firenze – Foto: Gabriella Negromonte

Claudio Meli era um concierge de um hotel 5 estrelas do grupo, Golden Keys, 14 anos atrás, quando conheceu Ori e Jonathan. Ori fez um estágio nesse hotel e foi assim que Claudio e Ori se tornaram amigos.

Ori e Jonathan não tinham experiência no ramo hoteleiro, mas Ori tinha vontade de criar um novo conceito de hotel e Claudio participou deste projeto desde o inicio.

3
Um dos Lounges do JK Place Firenze – Foto: Gabriella Negromonte

Eles contrataram o renomado arquiteto Michele Bonan que é o responsável pelo design dos três hotéis JK Place: Firenze, Roma e Capri. A Architectural Digest-AD fez um artigo de 21 páginas em 2004, que chamou a atenção não apenas de outras revistas, mas do mundo para o Hotel.

7
Recepção do JK Place Firenze – Foto: Gabriella Negromonte

O serviço do Hotel é único e singular e o entusiasmo é a base do serviço do JK Place!

Ori certa vez numa roda de amigos contou a história que o inspirou e eu nunca esqueci. Em sua primeira vez em Amsterdam ele andava pelas ruas e entrou num hotel chamado de Seven one Seven. Que era um townhouse de apenas 10 quartos. Ele foi recebido por um senhor e só mais tarde descobriria seu nome: Henk de Lugt! Ele o recebeu com muita cordialidade e gentileza e vejam bem, Ori nem tinha reserva no hotel! Lugt ofereceu uma xícara de chá e o mapa da cidade de Amsterdam. Estava chovendo e ele o ofereceu um guarda-chuva. Quando Ori estava saindo do hotel ele pediu a conta, e Henk disse que não havia conta, que ele era seu convidado. Aquele acontecimento marcou Ori. Onde no mundo um hotel tratava as pessoas assim?! Esse era o tipo de cordialidade que ele gostaria de oferecer aos seus hóspedes.

Seis ou oito meses depois da abertura do JK Place Firenze, Henk de Lugt foi contratado para treinar o staff do hotel e por um ano ele vinha todos os fins de semana a Firenze fazer isso.

Fireplace do JK Place Firenze – Foto: Gabriella Negromonte

A idéia era criar um hotel 5 estrelas de luxo, muito acolhedor, chic, com uma hospitalidade apaixonante e com um ambiente de casa. Eles tem apenas 20 quartos e todos os espaços do hotel são acolhedores. E o hotel nunca está cheio, porque foi feito pensando em proporcionar o conforto e comodidade que temos em nossas próprias casas.

Mesa para refeições do JK Place Firenze – Foto: Gabriella Negromonte

A cordialidade é o highlight do hotel, enquanto outros hotéis se importam apenas com o design e estrutura, O JK se importa com tudo isso e se preocupa principalmente com o serviço e atendimento ao cliente.

9
Mesa de Café e Chá do JK Place Firenze – Foto: Gabriella Negromonte

O JK oferece uma experiência singular. Eles chamam os hóspedes pelo nome. Os hóspedes tomam o café da manhã a hora que lhes convém. Tudo está incluído na diária do quarto como internet, café, minibar, etc. Eles não usam palavras como check-in e check-out, isto é, você chega e sai do hotel na hora que escolher. Nos hotéis de Firenze e Roma eles oferecem aos hóspedes um wi-fi rooter que você pode levar pelos seus passeios pela cidade e estar sempre conectado. Mais uma das incríveis gentilezas cedidas aos hóspedes pelo JK Place! E acreditem vocês não vão pagar muito mais para tudo isso. A média de preço da diária no JK está entre 500 a 1.200 euros, valores das diárias da maioria dos hotéis 5 estrelas na Europa e que não oferecem os mesmos serviços que o JK.

banheiro
Banheiro da penthouse do JK Place Firenze – Foto: Site Oficial JK Place

A primeira palavra que seu staff aprende no treinamento é: convidado e não cliente.

A sensação que queremos passar ao hóspede é de quando somos recebidos na casa de amigos. Essa é a sensação de conforto que gostamos de proporcionar ao nosso hóspede. – ressalta Meli.

quartofirenze2
Quarto no JK Place Firenze – Foto: Site Oficial JK PLace

Todos os quartos são diferentes, tamanhos e designs distintos. A intenção é que você tenha a sensação de está indo visitar amigos na casa deles. O local é acolhedor como nossa própria casa. Destaque para a lareira com livros maravilhosos e confortáveis lounge chaises. O restaurante também é outro destaque! Possui confortáveis cadeiras para que você possa usufruir do seu tempo ali. Na verdade o hotel é sobre conforto! Você se sente acolhido em todos os cantos!

11
Lounge do JK Place Firenze – Foto: Gabriella Negromonte

Eles sabem melhor que ninguém fazer os hóspedes se sentirem especiais. Quando por exemplo eles reservam um restaurante para um hóspede, eles não apenas reservam uma mesa, eles reservam “A” melhor mesa e ainda aconselham os pratos a serem pedidos. Mas isso não é tudo, os hóspedes ainda serão recebidos no restaurante pelo nome e ainda haverá uma taça de champagne a sua espera na mesa por conta do hotel.

4
Bar do JK Place Firenze – Foto: Gabriella Negromonte

Todo mundo gosta de se sentir um V.I.P, então o JK tem conexões fora do hotel para seus hóspedes se sintam especiais onde forem.- Ressalta Meli.

Eles se sentem tão especiais que nem pensam em ir para outro hotel. Os hóspedes saem do hotel se perguntando como poderão viver sem um JK onde quer que eles viagem. A experiência no JK causa esse efeito nos seus hóspedes!

A companhia, Bacamul Hospitality comprou o J.K. Place Firenze em julho de 2003, apenas alguns meses após a abertura. Ori nesse período se tornou  o  G.M. (General Manager) até 2008 quando Claudio Meli assumiu o cargo.  O CEO está a cargo de Daniele Bordoni.

O grupo Bacamul Hospitality possui ainda outros 2 hotéis próprios: o Londra Hotel em Veneza e o Borgo di Conti Resort, que é um castelo renascentista, estilo country resort com ótimo restaurante em Perugia.

JK Place Capri – Foto: Site Oficial Jk Place

Os JK Place de Capri e Roma são uma parceria com um outro grupo, mas claro que Ori e Jonathan estão envolvidos. Eles são detentores da marca JK.

Claudio Meli criou uma associação de hotéis 5 estrelas em Firenze visando promover o life style proporcionado pela cidade. A ideia foi de Meli que é o presidente da associação e contou com o apoio de Matteo Renzi que era o prefeito de Firenze na época e hoje é o Primeiro Ministro da Itália.

O mais importante é o destino. Antes de apresentar o hotel apresentamos a cidade. – enfatiza Meli.

O projeto virou um blog de nome: Firenze yes please! O life style de Firenze é promovido para atrair um maior número de visitantes a cidade e não apenas aos hotéis.

13
Claudio Meli autografando o livro JK Essencial Guide para Gabriella Negromonte – Foto: Gabriella Negromonte

Claudio Meli ainda escreveu um livro sobre Florence – JK Essecial Guide que está na terceira edição. A editora Travel and Leisure publicou com sucesso o livro de Claudio e você pode baixar o livro online for free no site do JK Place.

14
Gabriella Negromonte e Claudio Meli no JK Place Firenze

Eu costumava frequentar o JK com certa assiduidade na época que morava em Firenze. Lá aconteciam os eventos mais ostentados da cidade promovidos pelo The Club. – Clube privado criado pelos jovens das mais nobres famílias fiorentinas como o próprio Ori e outros como Pippo Ricci, Cavalli, etc. Que promoviam festas de luxo temáticas e privadas pela cidade e fora dela.

gabyeoriEu e Meli nos lembramos juntos de uma dessas festas inesquecíveis, a Robe Party. O tema era uma festa de pijama e fomos com roupas de dormir e recebemos robes atoalhados com as logos da festa. Mais um dos momentos memoráveis vividos no JK Place!

JK Place Firenze – Foto: Gabriella Negromonte

Eu e meus amigos costumávamos nos presentear com fins de semana no hotel quando a saudade de casa batia. Porque era assim que o hotel nos fazia sentir: em casa com os amigos!

Falar do JK é falar de uma memória feliz, de tempos maravilhosos! É isso que você vai sentir quando se hospedar lá e prometo que você nunca mais esquecerá essa experiência e será muito difícil ir para qualquer outro hotel 5 estrelas sem se questionar o porquê de pagar tanto e receber tão pouco.

O JK nos faz questionar sobre a humanização do atendimento e serviços. E nos faz principalmente pensar sobre a falta de melhores serviços nos hotéis. Ele nos faz pensar sobre a importância da gentileza e cordialidade em nossas vidas.

Claudio fala que a maioria dos seus hóspedes mora em mansões, viajam nos seus jatinhos e tem acesso a tudo de melhor no mundo e escolhem ficar no JK pela experiência vivida lá. Talvez a cordialidade e gentileza sejam a chave e o futuro de uma hotelaria mais humanizada.

Que outros hotéis comecem a não só investir no design, mas no serviço que aproxima qualidade e acolhimento.

jk-place-roma-xlarge
JK Place Roma – Foto: Site Oficial Jk Place

Info interessante: Em 2008 a Tatler Magazine nomeou o JK Place como o melhor Hotel do Mundo. A Travel and Leisure elegeu o JK Place, o melhor Hotel de Roma. O Virtuoso Awards, nomeou o JK como um dos 50 melhores hotéis do mundo. O JK Place está no site do Condé Nast Traveller como um dos melhores hotéis do mundo. Ele está nos top 50 Hotéis para ficar na Itália. Ganhou o Hotel Award em 2013. Está na lista do Fine Hotels & Resorts. An so on and on…

Para mais informações acesse o site oficial: http://www.jkplace.com

Share This:

Gaby Negromonte

Autor: Gaby Negromonte

Mãe, Estilista, Stylist, Consultora Criativa, Consultora de Moda, Consultora de Imagem, Técnica em Ciência Têxtil, Empresária, Turismóloga, Globe Trotter, Poliglota e Curiosa…

2 pensamentos em “JK PLACE – A filosofia do Hotel que está revolucionando a indústria hoteleira”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *