Micose nas unhas?! o que fazer?

Beleza e Saúde
Março 22.2017

 

IMG_3658

Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest

A micose que acomete as unhas (onicomicose) afeta aproximadamente 10% da população mundial. O tratamento deste tipo de micose é  geralmente prolongado podendo durar 1 ano ou mais e, envolve quase sempre o uso de medicação por via oral.

Além do longo período de tratamento, existem ainda os efeitos colaterais que podem ocorrer com  uso destas medicações. Por conta destas limitações, o tratamento a laser tem se tornado uma opção promissora nos casos de micose nas unhas e está indicado para os casos em que houve falha no tratamento convencional ou quando o paciente apresenta alguma contra indicação ao uso das medicações tradicionais.

O calor emitido pelo laser consegue destruir o fungo sem gerar dano na estrutura da unha. O tratamento a laser é não invasivo e o paciente pode retornar as suas atividades normalmente após as sessões.

O FDA aprovou recentemente o tratamento a laser em casos de micose das unhas. Este tratamento deve ser indicado pelo seu médico dermatologista e o seu uso é mais adequado para casos em que exista algum impedimento ao tratamento tradicional ou em pacientes que já apresentaram algum efeito colateral a medicação utilizada por via oral.

Para evitarmos o aparecimento de micoses devemos evitar compartilhar esmaltes, lixas de unhas ou qualquer material que entre em contato com a pele e usar tesouras e alicates esterilizados em autoclave.

Share This:

Cristiana Silveira

Autor: Cristiana Silveira

Dra. Cristiana Silveira, Médica Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). É Mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). CRM 14456/ RQE 5895

10 pensamentos em “Micose nas unhas?! o que fazer?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *