Mini guia de guarda-roupa para uma viagem ao Oriente Médio

IMG_6788
MODA
Agosto 15.2017

 

Uma das grandes dificuldades que senti ao ir para Omã foi não saber o que levar e terminei overpacking. Mas não vou deixar que isso aconteça com vocês! E nesse post mostro além de minhas escolhas para esses dias mágicos, mas um mini guia para sua viagem ao Oriente Médio.

Uma coisa muito importante a ser dita é que Omã as pessoas são modernas com um certo limite. Usam-se roupas normais no dia a dia com algumas restrições como não mostrar muitas as pernas e ombros.

Os Omani são um dos povos mais modernos do Oriente Médio, haja vista que outros países muçulmanos radicais que tem o talibã como símbolo levam muito a sério as vestimentas árabes tradicionais como a burca e submetem mulheres a extremas punições caso não se vistam adequadamente. O Paquistão, Afeganistão e Arábia Saudita são alguns desses países. O melhor mesmo é se informar das restrições quanto ao vestuário do país a ser visitado. Aqui nesse post falo com mais propriedade de Omã, Turquia, Doha e Dubai.

IMG_6989

Em Omã o mais importante é manter o tradicionalismo. As mulheres vestem a Abaya por respeito aos seus costumes. Claro que existem ocasiões que a Abaya e o Hijab são vestimentas mandatárias como nas Mesquitas, funerais, cerimonias familiares, etc.

IMG_6072

Nem pensar em usar short pelas ruas de Omã. Os homens não estão acostumados a tal exposição. Então melhor mesmo é usar roupas mais compostas e sempre cobrir os ombros e pernas.

IMG_4384

Mas em certas ocasiões usei o ombro a mostra, mas cobrindo as pernas e usei pantacourt e cobri os ombros. Nunca as duas coisas de uma só vez!

IMG_6788

IMG_6848

E na praia o que se usa?! As mulheres mais tradicionais usam burquinis, uma espécie de Burca adequada para o balneário. Mas a maioria em Dubai, Omã e Turquia usam mesmo biquinis. Na praia está liberado biquinis e shorts. Os homens não podem usar sungas, apenas shorts.

FullSizeRender

As mulheres usam biquinis mais compostos, mas as modernas usam biquinis como nós. Vale levar Kafkan para usar na praia. Aliás os Kafkans são muito usados por lá e você também encontrará modelos incríveis para comprar.

IMG_5626 IMG_5590 IMG_5573

Dubai e Abu Dhabi, que fazem parte dos Emirados Árabes, são bem mais abertos a cultura ocidental. Fui mais ousada por lá. Usei body durante o dia e vestido decotado a noite. Posso afirmar que para esses países você pode levar peças similares ao nosso guarda-roupa. Claro que seguindo as mesmas restrições de vestimentas para Mesquitas, funerais, etc.

Meus looks de Dubai abaixo:

IMG_5898

IMG_5871

IMG_5840 IMG_5813 IMG_5808

Então vamos lá, o que não pode faltar na sua mala para Omã:

Camisas de mangas longas e calças. Apesar do calor essas são as peças que vocês vão mais usar na sua viagem.

IMG_4676IMG_5733

As viagens para o deserto são muito comuns nesses países e mais uma vez, apesar do calor, o povo no deserto é bem tradicionalista e vocês vão precisar investir em peças compostas para seus dias no deserto.

IMG_6354

IMG_6490

IMG_6480

Na realidade uma camisa leve de algodão ou viscose vai ajudar a proteger seus ombros do calor. Os Omani costumam usar Abayas ou Kafkans no deserto.

eunocamelo

É muito importante levar chapéu e bandanas para se proteger do sol. Além de sapatos fechados. Os desertos podem ser perigosos! Existem cobras e formigas venenosas, escorpiões etc. É importante andar com cuidado observando o chão, principalmente a noite.

IMG_6382

IMG_6324

As bandanas ajudam a controlar o suor na cabeça. Usei no pulso como enfeite quando sai cedo e não estava tão quente, mas usei por debaixo do chapéu quase todo o tempo.

IMG_6318

Importante nao esquecer de levar protetor solar e anti-mosquitos!

IMG_6261

Tá fui mais ousada com um top de renda e camisetinha, mas por cima levava uma camisa de mangas longas de algodão!

IMG_6453

A noite no deserto o que se usam são os Kafkans. Esse de seda todo trabalhado ganhei de minha amiga Lubna! Não é maravilhoso?!

IMG_6411

E claro que para dar um toque todo especial usei esses brincos pompons de Mara Thomazetto. Aliás quase todas as minhas Bijoux musas da viagem foram de Mara. Conheci um pouco do trabalho dela antes de viajar e levei um monte de peças maralindas que tornaram meus looks simples em algo especial! Dá uma conferida mais abaixo!

IMG_6496Colar Mara Thomazetto

Os Beduinos sao os nômades árabes. Eles não são religiosos, mas são super tradicionais. Então quando fomos visitá-los fomos com roupas bem compostas, algumas de nós de Abayas, e todas de Hijab.

IMG_6529

IMG_6647

Olha como elas ficam super cobertas! Para aguentar o calor elas passam hena pelo corpo. A hena dá um frescor a pele!

IMG_6704

IMG_6523

Olha que maravilhoso o artesanato dos beduínos. Essa pulseira foi a minha escolha!

IMG_6562

É aquela história, se não pode ousar muito nas roupas, vamos investir nos acessórios, que vão fazer com certeza, a diferença nos seus looks!

IMG_6735

Comprei essas pulseiras quando estive na Turquia, no mercado do ouro.

IMG_6767

IMG_6766

Esse brinco abaixo é de um meus favoritos no mundo! E também de uma das minhas marcas de Bijoux favoritas do Brasil: Maria Striker!

IMG_6802

Outro colar muso de Mara Thomazetto para deixar o look básico nada básico!

IMG_4750

Em Dubai também abusei nos acessórios ousados de Mara Thomazetto 

IMG_6006

IMG_5952

IMG_5908

Vamos combinar que a combinação certa de acessórios faz o look! Os óculos espelhados são da RetroSuperFuture; brincos e pulseiras Mara Thomazetto; Cinto Le lis Blanc; Body Vix; Jóias acervo pessoal; e a pantalona é meu design!

IMG_5902

IMG_5987

Bom um dos motivos da minha viagem era a Condé Nast Mindful Luxury Conference que aconteceu no Shangri-La’s Barr Al Jissah Resort & Spa

Vale lembrar que dentro dos Resorts em Omã existe um respeito a cultura ocidental. O que isso quer dizer?! Quer dizer que você pode vestir o que quiser, só não vale ficar pelado né, gente?!

Vou mostrar alguns dos meus looks e de outros conferencistas.

IMG_4941

A primeira noite da Conferência foi um jantar de Gala no Museu Nacional de Omã. Eu claro estava a rigor. Fui com um de meus designs de Haute Couture. Gostaram do look?!

IMG_4943

Olha que linda essas duas princesas (reais) Basmaa Al Said e Lubna Al Zawawi

IMG_4951

A linda curadora do Museu. Eu amo um roxo gente!

IMG_4965

Olha que fofa a Suzy Menkes! Quando ela viu o Eddie (Edgardo Osorio) foi logo dizendo: Olha os meus sapatos!! Eram claro da Aquazzura!

E vamos ao primeiro dia de palestras…

IMG_5016

Eu apostei num look bem fresco e jovial. Tinha que aproveitar que no Resort podia, né people! O calor é grande!

IMG_5036

O body é Forever 21; a Pantacourt meu design; pulseira pink Mara Thomazetto; Scarpin Vintage Arezzo ; Jóias acervo pessoal e bolsa Givenchy

O verdadeiro look Hi-Low!

IMG_5072

Vamos combinar que essa pulseira pink da Mara Thomazetto deu um toque todo especial ao meu look!

E olha só quem eu encontro! A Rania Masri ElKhatib Diretora da Level Shoes Dubai, uma das maiores e mais cool lojas de departamentos de sapatos do mundo! Vai ter post especial sim sobre isso!

IMG_5136

Mas um dos encontros mais incríveis foi com meu ídolo mor, o estilista Elie Saab. Olha a elegância dele além, claro, da simpatia! Batemos altos papos! Podem morrer de inveja….rsrs

IMG_5108

Outro grande encontro foi com a então Editor in Chief dá recém saída da Vogue Arabia, a Princesa Deena Aljuhani Abdulaziz. Uma simpatia em pessoa e apaixonada pelo Brasil. Achei a Abaya dela uma das mais lindas e coloridas que já vi ever! Aliás girls vale muito a pena comprar Abayas coloridas e Kafkans em Omã! Eles tem modelos modernos e apaixonantes. Ah e as Abayas abertas você pode usar como um Maxi Kimono! #ficaadica

IMG_5096

Apostei num look fresco e bem moderno para o segundo dia de Conferência. Um look all black é sempre uma aposta certeira e para quebrar o black uma bolsa carteira multicolorida. Curtiram o look?!

IMG_5271

Na foto abaixo eu, Lubna e Maha a organizadora da conferência em Omã.

IMG_5291

Olha que lindo o look de Lubna! Ela apostou num kimono de seda, um colar de ouro (herança de família), jeans básico e rasteira.

IMG_5272

Olha os detalhes dos acessórios! A bolsa é vintage!

IMG_5303

IMG_5317

Tiveram ainda os looks noturnos! Olha que lindas e coloridas as mulheres Omani!! Eu ousei um pouquinho e fui de mini saia! Uiii!!

Na foto abaixo com as curadoras de uma ONG de artesanato local apresentado na conferência.

IMG_5165

Na foto abaixo com Ricardo D’Almeida, Edgardo Osorio e Lubna Al Zawawi

IMG_5194

Com a blogueira Rachel George

IMG_5187

Com a Editora da Oman Magazine Eva Stanley Jones

IMG_5186

Detalhes do meu look!!

IMG_5181

Teve preparação especial no quarto do Hotel com direito a Make-up, Hair e muitos mimos!! Acho chic!

IMG_5373

O vestido de lamé é meu design!! Gostaram?!

IMG_5407

IMG_5434

Farreando com o grande estilista Manish Arora e meu amigo Malik!

Conheci Manish porque ele parou para me dizer que era a mais linda da festa e tinha amado meu vestido. Dá pra imaginar como eu me senti né?!

IMG_5432 IMG_5423

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura Omani vale a pela ler os artigos abaixo:

Omã – Muscat – Uma jornada inesquecível! – Parte 1

Omã – Uma jornada inesquecível! – Parte 2

Descobrindo os temperos e sabores árabes 

Um pouco sobre as vestimentas e cultura árabe

Share This:

Gaby Negromonte

Autor: Gaby Negromonte

Mãe, Estilista, Stylist, Consultora Criativa, Consultora de Moda, Consultora de Imagem, Técnica em Ciência Têxtil, Empresária, Turismóloga, Globe Trotter, Poliglota e Curiosa…

4 pensamentos em “Mini guia de guarda-roupa para uma viagem ao Oriente Médio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *