O charme e a magia de uma pequena vila chamada Alaçati

Alaçati_city
VIAGENS
Julho 01.2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito foto: Kyrenian

 

Província de Izmir, na Turquia, banhada pelo mar Egeu, é conhecida pelo seu mar calmo de águas cristalinas e vento favorável à prática do windsurfing e do kitesurfing, Alaçati é um paraíso inesquecível que ainda não foi descoberto pelo turismo de massa.

A pitoresca vila de Alaçati, além dos atrativos náuticos, fascina os visitantes com sua arquitetura grega, seus vinhedos e seus moinhos de vento com mais de 150 anos.

 

Alaçati-A vila começa a funcionar Às 14h e um dos seus charmes fica por conta de senhorinhas turcas sentadas em suas cadeiras na porta de suas casas, que exibem olhares curiosos em direção aos visitantes que invadem o lugar. Estes, sedentos pelos encantos da vila, exploram suas estreitas ruas de paralelepípedos com construções antigas de pedra, algumas pintadas de branco e azul em estilo grego, que se misturam a espaços modernos e às coloridas bougainvílleas.

Um dos programas imperdíveis em Alaçati é visitar o Mercado Alaçati Pazari, que funciona todos os sábados no coração da vila, em Şehitlik Caddesi. É o lugar para comprar produtos orgânicos, ervas sazonais, frutas, verduras e atrai milhares de pessoas de todos os cantos da península. Por aqui, além de deliciosas iguarias, desfruta-se também de grande animação.

 

Alaçati-mercado-e1433122341308

A magia de Alaçati se completa ao anoitecer: os lugares esbanjam uma vibe sedutora, com iluminação de candelabros à vela e decoração surpreendente. Lindas lojas de móveis – antiquários, lojas de objetos de decoração, lojas de artesanato local, de acessórios, loja de travesseiros e almofadas produzidas com alfazema, que mais parece uma casinha de costura da vovó – compõem o cenário e nos deixam ávidos para trazer na mala tudo que possa recordar a preciosa e inesquecível vila de Alaçati.

 

A magia se faz presente em cada detalhe, e todos os lugares esbanjam charme e bossa que atrai um vaivém de um público bonito, bem vestido e cheio de estilo. Durante os finais de semana, a vila é mais disputada.

Alaçati-Restaurante

Encantadores e deliciosos restaurantes são palco de um público animado e endinheirado, que aproveita cada segundo desse memorável lugar – um zum-zum-zum aqui e ali se torna fundo musical e parte do cenário da charmosa Alaçati.

A vila é cheia de ruelas, e cada uma delas nos reserva grandes descobertas, por isso a dica é: permita-se perder-se e viva a atmosfera contagiante desse lugar inesquecível, eleja um restaurante e se deixe seduzir pelos maravilhosos aromas e sabores da cozinha turca e grega.

Mas não só da vila vive Alaçati, suas praias também são lindas! Illica Beach possui dois quilômetros de areias brancas, com um mar que é aquecido por águas termais e é rico em minerais.

Se desejar praticar windsurf e kitesurf, o point é o Porto Alaçati, onde pode desfrutar da dança colorida de velas embaladas pelo vento. Há também um banco de areia que se estende por cerca de 700 metros a partir da costa, criando uma linha costeira. Por lá, é possível encontrar escolas de wind e kitesurf disponíveis e com profissionais capacitados.

Se quer badalar, ver e ser visto, e ainda arrancar flashes de paparazzis, o destino é o famoso Marrakech Beach Club. Já para curtir um paraíso e sentir o aroma de limão verde que vem do exuberante jardim, o lugar é o Babylon Beach Club. Mas se quiser vislumbrar um imenso mar de um incrível azul jamais visto, o Fun Beach Club é a melhor escolha! E agora? Desfrute de um lugar ao sol!

Alaçati é um dos lugares mais incríveis que já visitei. Parece uma tela pintada à mão. Quando fecho os olhos e me lembro da magia e dos encantos de Alaçati, meu desejo é usar uma poção mágica e me transportar para lá sem medo de errar na escolha.

Um brinde à Alaçati!!

IMG_2381

 

Crédito fotos: Glenda Zaine

 

Share This:

Glenda Zaine

Autor: Glenda Zaine

Glenda Zaine é empresária, apaixonada por cultura, viagens, moda e gastronomia. Um dos seus prazeres é compartilhar informações sobre extraordinárias experiências em diversos destinos, uma verdadeira viagem a um "estilo de vida" em torno do mundo. Suas viagens são fontes inesgotáveis de inspiração, que ultrapassam fronteiras na busca constante pelo novo.

8 pensamentos em “O charme e a magia de uma pequena vila chamada Alaçati”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *