Omã – Uma jornada inesquecível! – Parte 2

memosque
Viagem
Maio 18.2017

 

bandarviewVista do alto de Bandar Al Khayran – Foto: Reprodução/Divulgação: Pinterest

 

Nesse artigo falo de dois dos lugares mais incríveis que já estive em minha vida! Então vale ler tudo e se apaixonar pelas imagens e pelo local, claro!

Eu nunca imaginei que Omã pudesse ter uma costa tão estonteante!

E foi na última festa da Conferência da Condé Nast (em breve tudo sobre a conferência aqui) que alguns amigos de Lubna nos convidaram para um passeio de barco.

No dia seguinte eu e Lubna estávamos retornando a casa, meio mareadas e exaustas e ela não estava muito animada pra aceitar o convite do barco, mas seu amigo Qais Al Said conseguiu convencê-la! Passamos em casa só para trocar de roupa e seguimos pra Marina de Muscat com Qais. Álias, Qais foi uma das pessoas mais legais que conheci na viagem!

Eu tava animada, sempre animada pra ter novas descobertas!

marineUma das marinas de Muscat – Foto: Acervo Style Guide

Na marina encontramos com Sham, proprietário do barco e o organizador desse encontro. Sham é um dos artistas mais renomados do Oriente Médio. Ele é cantor, rapper, produtor musical e songwriter. Apesar de ser super famoso e bem sucedido (suas músicas são número 1 nas arábias e ele tem colaborações importantes com Sean Paul, Adele, etc) ele é um dos caras mais simples e sangue bom que já conheci na vida. Totalmente down to earth e mega animado! Vale muito a pena baixar a música dele gente, realmente é boa demais! Não consigo parar de ouvir! (Sham no Spotfy!)

meshawEu e Sham em Bandar Al Khayran – Foto: Acervo Style Guide

Éramos um pequeno entourage e seguíamos a caminho de Bandar Al Khayran. O caminho tinha uma vista de tirar o fôlego, montanhas de pedra e um mar verde calmo encantador.

mar9Vista da saída da Marina de Muscat – Foto: Acervo Style Guide

casaembaixadorCasa do Embaixador da Itália em Omã: Foto: Acervo Style Guide

As mansões na costa eram simplesmente alucinantes! Destaque para a casa do Embaixador da Itália em Omã que tem uma das casas mais incríveis da costa, quase um palácio, vamos combinar?! Ah, o embaixador italiano fala árabe como ninguém! Eu e Lubna ficamos impressionadas quando o conhecemos na Conferência! Ele é apaixonado por Muscat e fez desse lugar sua residência fixa.

mar7Chegando em Bandar Al Khayran – Foto: Acervo Style Guide

 

Íamos nos aproximando de Bandar Al Khayran e a entrada de acesso a esse paraíso dava uma sensação que íamos bater numa das montanhas de pedra (frio na barriga!) e de repente entramos numa lagoa cercada de montanhas de pedra, tipo paradiso perduto, sabe como?!

mar5Bandar Al Khayran – Foto: Acervo Style Guide

mar11As pequenas praias de Bandar Al Khayran onde os locais costuman acampar – Foto: Acervo Style Guide

Não tem outra palavra que defina esse lugar que não seja paraíso! Lagoa cristalina de águas calmas cercadas pelas montanhas de pedra, bem características de Omã, e com pequenas praias onde os locais costumam acampar.

mar8Bandar Al Khayran – Foto: Acervo Style Guide

O mais cool mesmo é o encontro de barcos nesse local. Isso mesmo! Os barcos e yatchs vão chegando e se aglomerando e de repente vira uma grande festa! Todos se conhecem e ficamos pulando de barco em barco. O meio de locomoção são os Jet skis que nos levam de um barco ao outro. E compartilhamos drinks, refeições e boas risadas. Nunca imaginei que um povo tão tradicional pudesse ser tão animado e farrista.

friends Qais Al Said, eu e Lubna Al Zawawi em Bandar Al Khayran – Foto: Acervo Style Guide

happyGabyOlha a felicidade da pessoa por estar em Bandar Al Khayran – Foto: Acervo Style Guide

Ai vocês me perguntam, e ele usam roupas de banho como no Brasil, Gaby?! As mulheres usam biquínis sim (mais compostos que os nossos vamos combinar?!) e os homens shorts (nada de sunga, é proibido). Nesse lugar não vi ninguém de Burquini, mas no Resort vi várias mulheres! Tem guia do que levar na mala pro Oriente Médio (AQUI).

Outras curiosidades sobre Omã… eles são bilíngües, falam árabe e inglês em todo país e possuem ainda alguns dialetos diferentes. Que bom né gente?! Seria difícil me comunicar em árabe, já que não tenho domínio da língua apesar de ter tantos amigos. Quem sabe um dia?!

Outra coisa, o fim de semana é sexta e sábado. Domingo pra eles é dia de branco!

mePôr do Sol em Bandar Al Khayran – Foto: Acervo Style Guide

Passamos a tarde nesse lugar incrível! O pôr do sol com certeza um dos mais mágicos da minha vida!

sunsetA lua cheia maravilhosa sobre a lagoa de Bandar Al Khayran – Foto: Acervo Style Guide

Definitivamente um dos dias mais surreais e inesquecíveis ever!

Mas o dia não acabaria aí. Seguimos com amigos de outro barco para um churrasco que se prolongou madrugada a dentro. Já dá pra voltar no tempo?! Quero esse dia de novo!

meboatContemplando a beleza de Bandar Al Khayran – Foto: Acervo Style Guide

 

Se você visitar Omã não se esqueça de programar um dia em Bandar Al Khayran, prometo que você não vai se arrepender!

 

memosqueSultan Qaboos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

 

Outro local que nunca vou esquecer a visita é o Sultan Qaboos Grand Mosque (A Grande Mesquita do Sultão Qaboos) que é a mesquita mais importante do Sultanato de Omã.

1Sultan Qaboos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

A Grande Mesquita recém-construída foi inaugurada pelo Sultão de Omã em 4 de maio de 2001.

42Eu num dos corredores do Sultan Qaboos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

41Parte externa do Sultan Qaboos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

 

43  A beleza e a limpeza do mármore no Sultan Qaboos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

O lugar é de nos deixar de queijo caído pela beleza e pela limpeza! Fiquei impressionada como eles conseguem manter todo aquele mármore tão impecavelmente limpo! E haja mármore gente!

46Sala de orações para mulheres no Sultan Qaboos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

49Sala de orações para mulheres no Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

47Detalhe do teto de madeira típico Omani da sala de orações para mulheres no Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

45Detalhe dos lustres da sala de orações para mulheres no Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

 

Os salões de orações são divididos entre os espaços para mulheres e para os homens. O salão de orações para os homens é maior e muito mais ostentador.

Aliás eu já sabia que os homens eram dominantes no Oriente Médio. Por exemplo quando um pai morre a filha só fica com metade da herança do irmão. E nos Emirados Árabes os homens podem ter mais de uma esposa. Em Omã os homens são em sua maioria monogâmicos! O Sultão de Omã por exemplo continua solteiro, viu meninas?!

O que eu não esperava era encontrar uma linhagem de mulheres de personalidade forte, bem sucedidas e respeitadíssimas inclusive pelos homens! Sinceramente esperava encontrar mulheres subalternas aos homens e não foi isso que vi. Vi uma sociedade evoluída onde as mulheres tem o seu lugar ao sol. É o velho mundo evoluindo!

25Detalhe dos lustres da sala de orações para homens no Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

colunaDetalhe da majestosa pilastra de sustenção da sala de orações para homens no Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

26Detalhe do tapete da sala de orações para homens do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

Na sala de oração dos homens tem o segundo maior tapete de peça única do mundo. O tapete levou quatro anos para ficar pronto e reúne as tradições clássicas de design Tabriz, Kashan e Isfahan.

37Detalhe do gigantesco lustre da sala de orações para homens do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

27Detalhe do lustre da sala de orações para homens do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

35Eu e Lubna na sala de orações para homens no Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

Outro grande destaque é o imenso lustre de cristais dessa mesma sala. O lustre tem 14 metros e pesa 8 toneladas. Foi fabricado pela empresa Fausting da Alemanha, os cristais trazidos da Áustria e é o maior candelabro do mundo!

676Riqueza de detalhe da claraboia da sala de orações para homens do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

33Eu e Lubna no altar da sala de orações para homens no Sultan Qaabos GrandMosque. Observem a riqueza dos azulejos! – Foto: Acervo Style Guide

A Mesquita é cercada por lindos jardins. A entrada então tem jardins super bem cuidados e fontes lindissímas que nos levam a entrada principal da Mesquita.

51 Jardim externo no Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

fonteFonte na entrada do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

50Eu de Abaya no Jardim externo do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

As mulheres para entrar na Mesquita não podem estar com roupas transparentes ou descompostas e precisam estar com a cabeça e rosto parcialmente cobertos. Eu optei ir de Abaya (vestimenta tradicional das mulheres Omani). A Abaya é um vestido longo preto que se estende até os pés e é acompanhado de um véu para cobrir a cabeça e o rosto. Confere o post completo sobre as vestimentas árabes aqui.

Nos pés calçamos algo prático como sándalias, pois precisamos colocá-las num compartimento para sapatos antes de entrar na Mesquita. Nós entramos na Mesquita descalços ou de meia.

17Lavatórios nas laterais do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

Existem lavatórios nas laterais da Mesquita para que as pessoas se limpem antes de entrar nas salas de oração. Eles acreditam que é um momento de purificação.

As mulheres antes de sair para rezar na Mesquita purificam a si mesmas e suas casas com insensos.

mebestEu em um dos ninchos Temáticos do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

6Nincho Temáticos do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

7Os ninchos Temáticos representam a cultura Omani  – Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

Pelos corredores da Mesquita nos deparamos com belíssimos ninchos de azulejos que representam o artesanato e a cultura Omani. Cada uma delas expressa a cultura e cores de uma determinada região ou cultura do país.

11Ninchos Temáticos do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

15Ninchos Temáticos do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

13Beleza dos inúmeros espaços externos no Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

 

A cúpula de ouro no topo da Mesquita do Sultan Qaboos, muito característica da arquitetura árabe, é coberta por uma discreta fonte de água que proteger e conservar o dourado dos danos causados pelo forte sol quente de Omã.

Outra curiosidade sobre Omã é que quase nunca chove por lá. O tempo é sempre quente e seco. E quando chove é um perigo, pois as pedras deslizam das montanhas rochosas e causam desmoranamento de casas. Já imaginaram uma avalanche de pedras?! Pois é isso mesmo que acontece por lá quando chove.

18Beleza da área externa do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

12Beleza do piso no Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

22

Beleza da área externa do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

 
19
Beleza da área externa do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide
10
Beleza da área externa do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide
9
Beleza da área externa do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

3Beleza dos detalhes encantadores do Sultan Qaabos Grand Mosque – Foto: Acervo Style Guide

Espero que tenham gostado desse segundo artigo sobre Omã! Não se esqueça de ler o primeiro artigo aqui

Esses lugares aqui tem um lugar especial no meu coração!

Visitem Omã! Vale muito a pena conhecer essa cultura, lugar e povo! #ficaadica

Em breve novo artigo sobre essa viagem maravilhosa!!!

Continuem nos acompanhando!

Beijin

Leiam Também:

Omã – Muscat – Uma jornada inesquecível! – Parte 1

Um pouco sobre as vestimentas e cultura árabe

Descobrindo os temperos e sabores árabes

 

The Bank – Conheça um dos melhores restôs de Muscat – Omã

Mini guia de guarda-roupa para uma viagem ao Oriente Médio

Dois dias intensos em Dubai

 

 

 

 

 

Share This:

Gaby Negromonte

Autor: Gaby Negromonte

Mãe, Estilista, Stylist, Consultora Criativa, Consultora de Moda, Consultora de Imagem, Técnica em Ciência Têxtil, Empresária, Turismóloga, Globe Trotter, Poliglota e Curiosa…

4 pensamentos em “Omã – Uma jornada inesquecível! – Parte 2”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *