Os Benefícios do Óleo de Coco Virgem Orgânico

thumb_img_0305_1024
JUNHO 20.2016

 

thumb_IMG_0305_1024

 

Muito se tem se falado sobre o Óleo de Coco e acreditem: seus benefícios são reais e não é apenas modismo.

A gente conta tudo pra vocês sobre alguns dos benefícios desse elixir do bem:

  • Suporte ao Sistema Imunológico: consumir óleo de coco pode ajudar a combater a doença graças as suas propriedades antiviral, antifúngica e antibacteriana. Se você está lutando contra qualquer tipo de vírus ou infecção, tente tomar o óleo de coco virgem.
  • Saúde Cardiovascular: embora seja uma gordura saturada, vários estudos descobriram que a ingestão de óleo de coco virgem não tem efeitos adversos sobre o coração. Pelo contrário, parece reduzir o risco de níveis elevados de colesterol e de ataque cardíaco. Foram feitas pesquisas utilizando o óleo de coco parcialmente hidrogenado, e não o óleo de coco virgem, e os estudos foram feitos em animais, não em seres humanos. Os pesquisadores descobriram que os polinésios nas Ilhas de Cozinheiros, cuja dieta é extremamente rica em óleo de coco, têm baixos níveis de colesterol e uma baixa incidência de ataque cardíaco em comparação com as pessoas no resto da Nova Zelândia, que não consomem óleo de coco. No Sri Lanka, um estudo constatou que a incidência de ataque cardíaco aumentou porque o consumo de óleo de coco tem sido muito baixo.
  • Suporte da tireoide: muitas pessoas acreditam que o consumo de óleo de coco extra virgem pode ajudar com os sintomas de hipotireoidismo. Enquanto a evidência científica está em conflito neste sentido, muitas pessoas com hipotireoidismo melhoraram com sucesso, enquanto muitas reverteram o hipotireoidismo por conta de ter parado de tomar a medicação da tireoide. Lembre-se que ele pode não funcionar para todos, e é importante consultar com seu médico antes de parar qualquer medicação.
  • Perda de peso: Um estudo descobriu que as mulheres que tomaram o óleo de coco virgem a cada dia tiveram uma redução significativa na gordura abdominal. Mesmo que o óleo de coco seja um tipo de gordura, ele pode realmente ajudar você a perder peso. Isso porque ele contém ácidos graxos de cadeia média, em vez de ácidos graxos de cadeia longa, como alguns outros óleos comumente usados, e o corpo o utiliza para a energia e não armazena gordura. Desta forma, ele ajuda a aumentar o metabolismo.
  • Contra infecções na pele: quando aplicado nas feridas e chagas, o óleo de coco virgem pode evitar novas infecções por estafilococos. Um estudo descobriu que ele foi benéfico no tratamento de dermatites atópicas.
  • Cicatrização de feridas: Um estudo em ratos descobriu que as feridas tratadas com óleo de coco virgem curavam mais rapidamente e apresentavam maior reticulação de colágeno do que no grupo de controle.
  • Prevenção de estrias: na Ásia, o óleo de coco é comumente usado para prevenir as estrias durante a gravidez. Já tem estrias? As mulheres também descobriram que a aplicação de óleo de coco pode reduzir significativamente a quantidade de estrias depois de elas já terem se formado.
  • Benefícios para pele: hidratação da pele é fundamental para mantê-la jovem e saudável, e o óleo de coco pode ser usado no lugar de loção hidratante para manter a pele saudável. Quando o óleo de coco é usado, ele também ajuda a combater as bactérias e outros problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase. Se você tiver uma área da pele que esteja irritada, esfregue o óleo de coco na região para aliviar a inflamação e reduzir os sintomas. Além de auxiliar no tratamento de algumas doenças de pele, como a dermatite, a psoríase e o eczema, o óleo é ótimo para fazer massagens em todos os tipos de pele. A vitamina E presente no óleo ajuda a hidratá-la (uma boa notícia para aqueles com pele seca). E, a princípio, não existem relatos de problemas quanto ao seu uso na pele. Um outro benefício é que ele retarda a ocorrência da flacidez e das rugas que acompanham o envelhecimento.
  • Cabelo saudável: o óleo de coco também pode ser utilizado para melhorar a saúde de seu couro cabeludo e cabelo. Uma maneira é através do reforço das costas e reduzindo a perda de proteína durante a lavagem: tente aplicar um pouco de óleo de coco em seu cabelo para escovar os emaranhados ou massageie com um pouco de óleo de coco no couro cabeludo.
    O óleo de coco é muito usado na Índia para o tratamento capilar. Ele proporciona brilho e estimula o crescimento dos cabelos, ajuda também a reduzir a perda de proteínas dos fios. Não é à toa que é encontrado em muitas fórmulas de cremes e condicionadores. Massagear o couro cabeludo como o óleo previne o surgimento de piolhos e caspas.
  • Sistema digestivo: o óleo de coco foi benéfico para muitas pessoas com problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, prisão de ventre e indigestão. Ele ainda combate bactérias prejudiciais no sistema digestivo e também auxilia a absorção de nutrientes no corpo.
  • Fonte de energia para o treino: o óleo também é uma boa fonte de energia para o seu treino. Após ser ingerido, ele é rapidamente digerido e convertido em energia. Muitos triatletas o utilizam durante seus treinamentos. Dica: misture o óleo de coco com semente de chia e mel, uma colher de sopa de cada, e consuma 30 minutos antes de realizar a sua atividade física.
  • Auxilia a prevenção ao câncer: o óleo de coco ajuda a tratar e a prevenir o câncer, pois as células cancerígenas são extremamente dependentes de glicose para produzirem energia. Com a ingestão de óleo de coco, seus ácidos graxos são convertidos a corpos cetônicos e as células tumorais não conseguem metabolizá-los para gerar ATP – sem energia qualquer célula morre. Um outro benefício do óleo de coco – sua atividade antimicrobiana – ajuda na prevenção do câncer de estômago. Os ácidos graxos de cadeia média conseguem matar a bactéria Helycobacter pylori, um importante fator de risco para o surgimento deste tipo de câncer.

Atenção:

* Algumas pessoas são alérgicas ao óleo de coco e, portanto, não podem consumi-lo.

* A quantidade de óleo de coco que é segura para o consumo humano ainda não foi estabelecida. Sempre devemos nos atentar à máxima “que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.” Por isso, vale evitar exageros no consumo do óleo de coco, bem como de qualquer tipo alimento.

* Para obter todos os benefícios do óleo de coco, consuma em quantidades moderadas e use a criatividade para inseri-lo na sua alimentação, preparando pratos saborosos e diversificados.

Fontes:

https://www.tudosaudavel.com/

http://www.saudedica.com.br/

9 Benefícios do Óleo de Coco – Para Que Serve e Propriedades9 Benefícios do Óleo de Coco – Para Que Serve e Propriedades

 

 

Share This:

Gaby Negromonte

Autor: Gaby Negromonte

Mãe, Estilista, Stylist, Consultora Criativa, Consultora de Moda, Consultora de Imagem, Técnica em Ciência Têxtil, Empresária, Turismóloga, Globe Trotter, Poliglota e Curiosa…

8 pensamentos em “Os Benefícios do Óleo de Coco Virgem Orgânico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *