OS BENEFÍCIOS DO SAL ROSA DO HIMALAIA

salrosa
Beleza e Saúde
Novembro 10.2016

 

salrosa

Com certeza já viu ou ouviu falar do Sal Rosa do Himalaia. E a gente conta o porquê você precisa ter esse novo e surpreendente ingrediente na sua despensa!

A origem do Sal Rosa do Himalaia

A cordilheira do Himalaia estende-se por toda a Ásia, passando pela China, Nepal, Mianmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia.

Há centenas de milhões de anos atrás, esta era uma área coberta pela água do mar, mas ao longo dos tempos, as placas tectônicas da Terra se moveram e elevaram as montanhas. A água do mar evaporou-se, mas todos os seus minerais foram cristalizados sob o calor do sol e formaram o que hoje conhecemos como o sal rosa do Himalaia.

Além de ser mantida em um ambiente limpo e cercada por neve durante todo o ano, a camada de sal também foi coberta por lava de vulcões locais que a protegeu da poluição moderna. Isto leva a crer que o sal Rosa do Himalaia é o sal mais puro encontrado no nosso planeta e consiste em uma das melhores fontes de minerais naturais do planeta, exponencialmente mais saudável do que o sal de mesa processado que a maioria das pessoas usa diariamente.

Por que o Sal do Himalaia é Rosa? 

 Os muitos tons de rosa, vermelho e branco são uma indicação do conteúdo mineral presente no sal. A cor rosa, propriedade característica do Sal do Himalaia, é o resultado de uma pequena quantidade de óxido de ferro presente nele.

De um modo geral, o sal do Himalaia é considerado um sal saudável, porque não há produtos químicos adicionados a ele e porque ocorre naturalmente. Entre os muitos minerais presentes nele podemos citar o zinco, selênio, iodo e o cobre.

Minerais e energia

O sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só já é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. Ao utilizar este sal, na verdade você está recebendo menos ingestão de sódio por porção do que o sal de mesa regular, porque é menos refinado e as peças são maiores. Portanto o sal do Himalaia tem menos sódio por porção, porque os cristais ou flocos ocupam menos espaço do que o sal de mesa que é uma variedade altamente processada. Outra coisa legal sobre este sal é que por causa de sua estrutura celular ele armazena energia vibracional. Os minerais deste sal existem na forma coloidal, o que significa que eles são pequenos o suficiente para as nossas células para os absorver facilmente.

Quais são exatamente os benefícios do Sal Rosa do Himalaia?

  • Auxilia na saúde vascular;
  • Ajuda pulmões saudáveis e função respiratória;
  • Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;
  • Reduz os sinais de envelhecimento;
  • Promove padrões de sono saudável;
  • Aumenta a libido;
  • Previne cãibras musculares;
  • Aumenta a hidratação;
  • Fortalece os ossos;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Melhora a circulação;
  • Desintoxica o corpo de metais pesados;
  • Alivia as dores de cabeça;
  • Regula a hidratação do organismo;
  • Melhorar a digestão;
  • Fortalece o corpo porque contém até 84 minerais saudáveis;
  • Alivia as dores de cabeça;
  • Relaxa os músculos e combate o cansaço;
  • Purificar o ar.

Dicas legais de como usar o Sal Rosa do Himalaia:

  • Para cozinhar: Substitua o sal refinado pelo Sal Rosa usando moedores; Dica: compre o moedor do sal rosa e o refil em saco! Ele rende bastante pois você usará menos que o sal normal, por este ser mais concentrado!
  • Na decoração: As rochas de sal podem ser usadas como cristais decorativos e também para servir alimentos;
  • No banho: colocar cristais de sal rosa do Himalaia na banheira proporciona um banho desintoxicante e suas propriedades e nutrientes servem para estimular a circulação e aliviar dores musculares. Naturalmente rico em mais de 80 minerais, tomar banho com Sal Rosa é uma experiência terapêutica para o corpo e a mente;

Para purificar o ar: As lâmpadas de cristal de rocha de Sal Rosa do Himalaia têm propriedades químicas e físicas únicas cujos benefícios podem melhorar significativamente a saúde quando usadas continuamente no quarto de dormir.

Quanto Sal Rosa do Himalaia você deve consumir? 

 Um quarto de colher de chá de sal rosa do Himalaia contém cerca de meio grama de sódio. O sódio provoca retenção de água no organismo e o consumo em excesso pode causar diferentes problemas de saúde como pressão alta e doenças cardíacas.

A American Heart Association recomenda que a quantidade diária de sódio a ser consumida esteja entre 1,5 a 2,3 gramas para homens e mulheres entre as idades de 9 e 50 anos.

O Sal Rosa do Himalaia pode ser consumido um pouco mais livremente em relação ao sal de mesa, mas ainda é preciso limitar a sua ingestão.

 Comparando o sal do Himalaia com outros sais:

Sal marinho

Enquanto ainda é uma escolha melhor do que o sal de cozinha ou mesa, o sal marinho está se tornando cada vez mais processado e admitamos, nossos oceanos estão se tornando cada vez mais poluídos a cada ano. Pense sobre os enormes vazamentos de óleos que ocorreram e ainda o lixo escoado para os oceanos. Devido às condições originais de que o sal rosa é mantido, diz-se ser o mais puro sal disponível hoje.

Sal de mesa

Geralmente é retirado a maioria dos seus minérios com a exceção de sódio e cloreto do sal de mesa comercial. Ele é branqueado, limpo com produtos químicos e, em seguida, aquecido à temperaturas extremamente altas. O iodo que é adicionado ao sal de mesa é quase sempre sintético que é difícil para a absorção do nosso organismo. Depois ele é tratado com agentes anti-aglomerantes, impedindo que o sal se dissolva no depósito. Estes mesmos agentes evitam que o sal seja absorvido pelo nosso organismo, levando a um acúmulo e depósito do sal dentro dos órgãos. Isso pode causar problemas graves de saúde. Estudos têm mostrado que, para cada grama de sal de mesa consumida e que o corpo não pode processar, ele vai utilizar 20 VEZES a quantidade de água celular para neutralizar a quantidade de cloreto de sódio, que está presente no sal tratado quimicamente.

Esta é em parte, a causa do porquê da má reputação do sal. Não é necessariamente o sal que não é saudável para nós, mas o  processo de refinamento dele que não é saudável. Afora isso, muitos de nós consumimos muitas comidas processadas. Estes alimentos contêm quantidades astronômicas de sal, e não do tipo bom. Não se trata de limitar o nosso consumo de sal, e sim consumir mais alimentos naturais, caseiros e integrais. Desta forma, optamos por qualidade de vida!

Fontes:

http://www.mundoboaforma.com.br/sal-rosa-do-himalaia-beneficios-como-usar-propriedades-e-dicas/

http://essentialnutrition.com.br/conteudos/saldohimalaia/

Artigo traduzido por Essential Nutrition

Autor: Alanna Ketler

http://fitlife.tv/10-amazing-benefits-of-pink-himalayan-salt/

The Benefits of Himalayan Salt

http://www.himalayanlivingsalt.com/salt_facts.htm

http://authoritynutrition.com/how-much-sodium-per-day/

Share This:

Gaby Negromonte

Autor: Gaby Negromonte

Mãe, Estilista, Stylist, Consultora Criativa, Consultora de Moda, Consultora de Imagem, Técnica em Ciência Têxtil, Empresária, Turismóloga, Globe Trotter, Poliglota e Curiosa…

1 pensamento em “OS BENEFÍCIOS DO SAL ROSA DO HIMALAIA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *