Proteção solar em cápsulas: você já ouviu falar?

IMG_7578
Beleza e Saúde
Janeiro 25.2017

 

IMG_7578
Fonte Foto: Pinterest

 

 

Já é de conhecimento geral que a proteção contra a radiação solar é essencial para evitarmos o câncer de pele e o envelhecimento precoce, porém você conhece todas as formas de proteção contra a radiação UV?

As formas mais comuns de proteção solar envolvem a utilização de cremes ou loções. Esses cremes atuam refletindo a radiação solar que chega até a nossa pele. Outras formas de proteção como roupas sombreiros, chapéus e óculos escuros formam uma barreira mecânica que bloqueiam os raios solares impedindo que eles alcancem a nossa pele. O que nem todos conhecem é o protetor solar sob a forma de cápsulas. Essas cápsulas contém substâncias que possuem poder antioxidante, conseguindo neutralizar e reparar as agressões causadas pela radiação solar . Antes de falar sobre cada substância, vale a pena ressaltar que, apesar do nome, o protetor solar em cápsulas não deve ser utilizado em substituição ao   filtro solar tradicional. Nada conseguiu até o momento substituir os filtros solares em creme ou as barreiras físicas como roupas, chapéus ,óculos escuros como forma de proteção solar. Na verdade o ideal é que todas as três formas de proteção atuem em conjunto, com cada uma delas contribuindo de forma específica para manter a nossa pele saudável .

Confiram a seguir as substâncias mais comumente utilizadas para este fim e os seus benefícios:

1- Polypodium leucotomos

O poder antioxidante do Polypodium leucotomos deriva primariamente do ácido cafeico e do ácido ferrúlico presentes neste extrato. O Polypodium leucotomos consegue reduzir a vermelhidão, assim como o processo inflamatório e a perda de colágeno que ocorre após a exposição solar . Algumas pesquisas, ainda em fases iniciais, associaram o uso desta substância com um menor risco de câncer de pele. Outros usos na dermatologia incluem doenças como vitiligo, melasma, dermatite atópica, psoríase dentre outros. Apesar de tantos benefícios demonstrado nas pesquisas preliminares, estudos mais profundos são necessários para que o uso do Polypodium leucotomos seja consolidado para essas e outras indicações.

Tal substância não é inócua deve ser usada com cautela em diabéticos e em pacientes com úlcera e gastrite. Além disso, não existem ainda estudos que comprovem a sua segurança em pacientes que estejam grávidas ou amamentando.

2- Pycnogenol

O Pycnogenol é uma substância muito utilizada em várias áreas da medicina e possui múltiplas funções. Na dermatologia usamos o Pycnogenol por via oral como medida auxiliar no tratamento de manchas como o melasma e na prevenção dos danos causados pela radiação solar.

3- Beta Caroteno

O suplementos que possuem o beta caroteno em sua composição são usados como forma de proteção contra danos causados pela radiação ultravioleta. Os estudos científicos mostram que o uso oral de uma dose diária fixa de beta caroteno pelo período de 10-12 semanas produz um efeito protetor contra a vermelhidão causada pelo sol, porém não protege contra os danos causados por uma exposição solar intensa.

Apesar de não substituir as formas tradicionais de proteção solar, essas substâncias se apresentam como terapia auxiliar na proteção contra a radiação ultra violeta além de possuir vantagens como proteger toda a superfície da pele de uma vez, não sofrer influências do suor e não perder sua eficiência quando estamos na água por exemplo. Como qualquer substância que age por via oral , os protetores solares em cápsulas possuem sua indicação precisa e efeitos colaterais, além de riscos de processos alérgicos. Por isso, procure sempre o seu dermatologista.

O STYLE GUIDE SUGERE:

 

heliocare capsulas

 

Heliocare, marca espanhola super conceituada quando o assunto é proteção solar, tem dois tipos de cápsulas, as Heliocare Cápsulas e as Heliocare Ultra-D Cápsulas.

Heliocare Cápsulas, apresenta na sua composição Fernblock – Extracto de Polypodium Leucotomos (EPL), um fotoimunoprotector de origem natural ativo por via tópica e oral que se destina à proteção da pele contra os danos provocados pela radiação solar. A sua formulação enriquecida com antioxidantes naturais, chá verde e betacaroteno, neutraliza os radicais livres resultantes dos processos metabólicos do organismo e da agressão ambiental, conferindo uma proteção a vários níveis, anti-envelhecimento, antioxidante, imunológico e do DNA.

É indicado para pele sensível ao sol, exposição solar prolongada, peles com acne sujeitas a tratamentos fotossensibilizantes ou tratamentos estéticos (tipo peeling).
Modo utilização: 1 cápsula por dia, 15 dias antes, durante, e, 15 dias depois da exposição solar.
heliocare_ultra_capsules_30
Já o Heliocare Ultra-D Cápsulas se destina à fotoimunoproteção de peles com sensibilidade extrema à radiação solar. Este cuidado oral diário confere proteção em situações de fotodermatoses, tratamentos com fármacos fotossensibilizantes e/ou imunossupressores, técnicas dermocosméticas, hiperpigmentaçõesantecedentes de cancer (cancro) cutâneo e coadjuvante em fototerapia.
Em cada cápsula está presente a DDR (Dose Diária Recomendada), de Vitamina D indispensável à manutenção da saúde geral do organismo, em particular das defesas imunológicas. Essa formula foi ainda reforçada com Vitamina E e Licopeno para conferir defesa antioxidante, e Luteína, para uma proteção adicional da mucosa ocular.

Modo de utilização: 1 cápsula por dia, antes da exposição solar. Em caso de exposição prolongada, tomar 1 cápsula 4 horas após a primeira.

inneov

Aumenta as defesas naturais da pele e intensifica o bronze.

O Inneov Solar é indicado principalmente para peles sensíveis ao sol, geralmente as mais clarinhas ou muito delicadas. O objetivo é reforçar as defesas naturais da pele e reduzir os fenômenos de intolerância e sensibilidade ao sol. Além disso, ele ajuda a prevenir o fotoenvelhecimento e intensifica o bronzeado.

A exposição solar enfraquece os sistemas de defesa da pele contra os raios UV. E para aumentar essa resistência a L’Oréal em conjunto com a Nestlé criaram a fórmula do Inneov Solar.

Inneov Sensibilidade Solar é indicado para todos os adultos de ambos os sexos, independentes do tipo de pele (até mesmo, e principalmente, as sensíveis e intolerantes).

Que fique bem claro que nenhuma dessas cápsulas tem proteção contra os raios solares, então é indispensável que usem um protetor solar durante a exposição ao sol!

Referências

1- Gonzalez S, Gilaberte Y, Phillips N. Mechanistic insights in the use of a Polypodium leucotomos extract as an oral and topical photoprotective agent.

2- Bhatia N. Polypodium leucotomos: a potential new photoprotective agent Am J Clin Dermatol. 2015 Apr;16(2):73-9.

3-Gonzalez S, Gilaberte Y, Philips N, Juarranz A. Int J Mol Sci. 2011;12(12):8466-75. Fernblock, a nutriceutical with photoprotective properties and potential preventive agent for skin photoaging and photoinduced skin cancers.

`4-Rohdewald P . A review of the French maritime pine bark extract (Pycnogenol), a herbal medication with a diverse clinical pharmacology. Int J Clin Pharmacol Ther. 2002 Apr;40(4):158-

5- Stahl W, Krutmann J . Systemic photo protection through carotenoids .Hautarzt. 2006 Apr;57(4):281-5.

6-Choudhry SZ, Bhatia N, Ceilley R, Hougeir F, Lieberman R, Hamzavi I, Lim HW. Role of oral Polypodium leucotomos extract in dermatologic diseases: a review of the literature. J Drugs Dermatol. 2014 Feb;13(2):148-53.

7-El-Haj N, Goldstein N. Sun protection in a pill: the photoprotective properties of Polypodium leucotomos extract. Int J Dermatol. 2015 Mar;54(3):362-6.

.

Share This:

Cristiana Silveira

Autor: Cristiana Silveira

Dra. Cristiana Silveira, Médica Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). É Mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). CRM 14456/ RQE 5895

5 pensamentos em “Proteção solar em cápsulas: você já ouviu falar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *