Taormina, o mais charmoso e badalado balneário da Sicília!

17
VIAGENS
Setembro 29.2016
Grotta Azzura

Taormina Dolce far niente”…
Na sombra do Etna, que nada de cinza tem, Taormina é o destino mais badalado da Sicília. A cidade recebe um público seleto, bonito, esbanja luxo, glamour, vielas charmosas, varandas floridas e vistas deslumbrantes. Inspirou grandes artistas, que por aqui viveram dias inesquecíveis e ardentes romances. Taormina é mágica, sedutora, tem muito a oferecer em termos de arte, história, restaurantes, hotéis de luxo e ruinas antigas.

Um belo visual do acesso a Taormina, tirada no San Domenico Palace.
Um belo visual do acesso a Taormina

A estrada sinuosa que leva a Taormina é cheia de curvas e belas paisagens, um pequeno aperitivo do que lhe espera. Dona de uma beleza estonteante, a bela Taormina surpreende seus inúmeros visitantes e rouba a cena com sua vibe única.

Teatro Grego de Taormina

O que fazer em Taormina…

Taormina é um daqueles destinos que nos encanta a qualquer hora, mas a noite vai caindo e com ela uma magia toda especial. Um vai e vem de pessoas começam a desfilar sua elegância exibindo as últimas tendências da moda balneário chic na famosa Corso Umberto, e claro, um stop aqui e ali para contemplar as inúmeras lojas de cerâmicas, roupas, lojas de grifes, antiquários, souvenirs, cafés, bares e bons restaurantes que exibem belos candelabros com velas acesas, criando assim um mágico clima de romance.

Teatro Grego de Taormina
Teatro Grego de Taormina

Visitar o magnífico teatro Grego de Taormina!  O teatro Grego de Taormina foi descoberto por um ferreiro que cavando se deu conta de alguns tijolos e lá estava o monumento escondido. O nome dos moradores mais ricos da época estão entalhados nos assentos. O teatro oferece uma vista deslumbrante do mar Jônico e do Vulcão Etna. Se tiver sorte, nos meses de verão é possível assistir concertos, óperas e até um memorável festival de cinema. Vale a pena uma visita ao Palazzo Corvaja com as muralhas da torre em estilo Árabe. Caminhar na tranquilidade do jardim público também chamado de Villa Comunale e apreciar a estonteante vista nos dias ensolarados do Etna e da Baía de Naxos. Não deixe de tirar uma foto e conhecer a fonte em estilo barroco de 1600 na Piazza Duomo e a torre do relógio. Outra dica é visitar o Duomo e apreciar o estupendo barroco siciliano das igrejas de San Agustín e San Giuseppe na Piazza IX April. Deixe-se seduzir aqui e ali, fazendo assim inúmeras descobertas na adorável Taormina.

16
Mercado de frutas na Via Naumachia

Caminhando um pouco ainda na Corso Umberto, chegamos a uma rua estreita, Via Naumachia, que esconde uma das ruínas mais importantes da Sicília, a Naumachia, uma construção monumental feita de tijolos. Logo no início da rua apreciamos a mais famosa loja de frutas, vinhos, especiarias, pistache, chocolates…Um mix de produtos da culinária da ilha.

10
Isolla Bella

Não deixe de curtir a praia na famosa Isolla Bela, (acessível através de um funicular), que possui uma variedade de espécies marinhas surpreendentes. Que tal um stop no badalado Beach Club em Taormina La Plage Resort? Ele oferece confortáveis chaises e cocktail lounge e um lindo mar em uma das praias mais surpreendentes da Sicília. Por aqui , é fundamental fazer um passeio de barco e conhecer a baía de Isolla Bella, Grotta Azzurra de Taormina e Giardini Naxos, com direito a parada para mergulho. Vale contemplar o estonteante mar azul na praia de Letojanni. Desfrutar dos dias ensolarados nos Lidos, (praias particulares) – Lido Stockholm, Lido Isolla Bella, Lido La Pigna.

De Taormina é possível visitar Savoca, Forza d’ágro (cenário do filme Poderoso Chefão) e Castelmola um charmoso e pitoresco vilarejo no alto do morro que oferece uma linda vista de Taormina e do vulcão Etna.

18
Ruas estreitas de Taormina e/ou visualize a Trinácria a sua esquerda

 

De compras em Taormina…

Não há Taormina sem compras! As cerâmicas são belíssimas, e a loja Il Girasole, confirma isso. Sabe aquele momento de enlouquecer? Por aqui é o que acontece, enlouquecemos! Não volte da ilha sem conhecer a Trinácria, considerada um dos símbolos da Sicília. O nome foi dado pelos gregos em virtude do formato triangular da ilha, que quer dizer três pontas. Dá vontade de levar tudo na mala, mas o fato é que viajando, devemos nos preocupar com o excesso de bagagens, portanto, atenção! Mas se perder a cabeça, a Il Girasole envia suas compras para qualquer lugar do mundo.

O gostoso é perambular pelas lojas de souvenir com seus preciosos Pupis (fantoches sicilianos) que foram declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, juntamente com carrinhos sicilianos pintados à mão. São as obras-primas da iconografia da ilha.

E que tal comprar toalhas de linho bordadas com turquesa e coral na Sugar & Spice?! Fica na Corso Umberto,168.

Não dá para sair de Taormina sem comprar uma sandália made in Taormina na Il Sandalo Caprese. Aqui você escolhe seu modelo e o salto ideal, com ou sem cristais, super coloridas. É de enlouquecer, dá vontade de comprar uma de cada. A sandália vem em uma linda bolsinha dourada com nomes das cidades sicilianas.

Quer levar o aroma da Sicília para casa? Vá a Perfumeria Narcisse e compre um perfume tipicamente siciliano, feitos com bergamota, flor de laranjeira, cedro, e claro, limão siciliano, para jamais esquecer os aromas da Sicília.

Entre uma comprinha e outra, sugiro um stop em um dos bares ao ar livre da Piazza IX Aprile para degustar um Rossini (champanhe e morangos frescos batido) no embalo do som de um piano.

Onde comer…

A gastronomia em Taormina é incrível! Antes de desfrutá-la, uma boa pedida é tomar um drink no Cloister Lounge Bar, localizado no charmoso jardim do San Domenico Palace Hotel. Em Taormina, é possível saborear as sofisticadas criações culinárias dos restaurantes Principe Cerami e Pietro D’Agostino La Capinera, ambos com 2 estrelas Michelin. Porém, se a intenção for apreciar uma comida mais simples, recomendo tratoria gourmet – Tischi Toschi, localizada na Vico Paladini, 3.

Outros endereços que não podem faltar no seu roteiro são a La Giara, que tem uma vista de tirar o fôlego (possui 1 estrela Michelin) e o Restaurante Oliviero, localizado no hotel Villa San’Andrea, este útlimo oferece uma linda vista para a baía Mazzaro.

Já na Trattoria da Nino é possível desfrutar de uma comida com 50 anos de tradição e no Vicolo Stretto & Wine Bar, que possui uma cozinha fusion, como o próprio nome sugere, podemos tomar um excelente vinho no primeiro andar, onde o acesso se dá por um estreito corredor com degraus que levam até o terraço, no qual temos uma linda vista do Piazza IX Aprile e para o terraço da bela igreja de San Giuseppe.

O Bam Bar Taormina, é o lugar ideal para degustar deliciosas sobremesas e saborear um deliciosa granita, (bebida típica siciliana à base de frutas e gelo).

Não dá para voltar de Taormina sem comer o delicioso cannoli ou cannolo como comumente é chamado por aqui (massa crocante recheada com um creme de ricota). O Laboratorio Pasticceria Roberto, Via Calapitrulli, 9, é considerado o melhor da cidade, juntamente com outros doces típicos da Sicília.

Onde ficar…

San Domenico Palace Taormina
San Domenico Palace Taormina

Taormina tem várias opções de hospedagens para todos os bolsos e gostos, mas se desejar hospedar-se com história, uma pegada fashion, e um serviço impecável, o San Domenico Palace Hotel é a melhor opção. O San Domenico Palace Hotel, recebeu o primeiro e comentado desfile da Dolce & Gabbana em 2012, é também o preferido de Domenico Dolce e Stefano Gabbana para hospedar-se. O hotel é incrivelmente belo! Seus lindos jardins com vistas para a Baía de Taormina e para o vulcão Etna, nos transporta para a época áurea de um antigo convento do século XV com claustro. Tudo começou quando Damiano Rosso, que depois de se tornar um frade dominicano doou tudo o que possuía para a Ordem Dominicana, em 1430. Alguns séculos mais tarde, a propriedade foi devolvida aos herdeiros de Damiano Rosso, que o transformaram em um hotel. O belo claustro e o magnífico jardim, são as partes mais charmosas do local. A segunda ala, acrescentado ao hotel em 1930, harmoniosamente reflete o estilo arquitetônico do resto do edifício com muitos tesouros, autêntica arte, bem como vestes sagradas, vasos e pinturas de artistas conhecidos. O hotel é realmente incrível!

Tapete Floral na Corso Umberto

A melhor época para visitar Taormina é na primavera, e se você tiver sorte como eu, vai poder apreciar um lindo espetáculo de flores na famosa Corso Umberto, espetáculo esse que faz da memorável Taormina ainda mais deslumbrante.

Ah Taormina! Como não encantar-se com sua história, arte, cultura, aromas, deliciosos sabores, vinhos vulcânicos, belas vistas, lindas praias e até, as cinzas de um vulcão ativo que faz parte da história da inesquecível Sicília.

Share This:

Glenda Zaine

Autor: Glenda Zaine

Glenda Zaine é empresária, apaixonada por cultura, viagens, moda e gastronomia. Um dos seus prazeres é compartilhar informações sobre extraordinárias experiências em diversos destinos, uma verdadeira viagem a um "estilo de vida" em torno do mundo. Suas viagens são fontes inesgotáveis de inspiração, que ultrapassam fronteiras na busca constante pelo novo.

5 pensamentos em “Taormina, o mais charmoso e badalado balneário da Sicília!”

  1. Woah! I’m really digging the template/theme of this site. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s hard to get that “perfect balance” between superb usability and visual appeal. I must say that you’ve done a amazing job with this. Also, the blog loads extremely fast for me on Opera. Exceptional Blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *