Unhas em gel e esmaltes em gel: quais os riscos que corremos ?

unhasgel

Unhas em gel e esmaltes em gel: quais os riscos que corremos ?

   A utilização das unhas em gel ou esmaltes em gel tem se tornado uma prática muito popular nos últimos anos, pela praticidade, pela beleza e maior durabilidade do método quando comparado com as outras opções existentes no mercado. Primeiro eu vou explicar a diferença entre essas duas técnicas. As unhas em gel representam uma forma mais moderna de unhas postiças. Elas são compostas por uma substância que pode ser facilmente moldada a unha e que passa por um processo de endurecimento após a exposição a luz artificial. Os esmaltes em gel têm a mesma função dos esmaltes comuns com a praticidade de durar muito mais e não perder o brilho, mesmo quando exposto as agressões externas do dia a dia. Mas se esses tratamento são tão bons, porque devemos nos preocupar?

   Os esmaltes e unhas em gel, por terem a grande vantagem de durarem mais, possuem grandes desvantagens pelo mesmo motivo. Elas duram mais pois a substância em gel adere melhor as unhas, e é justamente essa permanência prolongada que pode causar o enfraquecimento além de proliferação bacteriana e fúngica. É necessário a utilização de solventes especiais para a remoção tanto da unha em gel quanto do esmalte em gel e essas substâncias são mais abrasivas que os removedores tradicionais, além do risco potencial de alergias.

   Na verdade além destes já conhecidos riscos descritos acima, existe um agravante até então desconhecido pela maioria das pessoas, que está relacionado a necessidade da utilização da luz “ultravioleta A” para que ocorra o endurecimento do gel. Estudos recentes conseguiram medir a radiação emitida por dois dispositivos de luz UV das duas das marcas mais conhecidas no mercado e, notou que essa radiação, apesar de baixa, não era tão inofensiva como se pensava. Na verdade, apesar da quantidade de radiação UVA emitida por sessão ser muito pequena, o problema não está na exposição ocasional a essas técnicas mas sim no uso contínuo desses dispositivos, pois o dano pela radiação ultravioleta é cumulativo e o efeito só é percebido a longo prazo. A exposição frequente pode gerar lesões semelhantes as causadas pela radiação “ultravioleta A” na nossa pele como envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele .

Mesmo com essas informações não há motivo para pânico. Até que essas novas informações sejam comprovadas e novas medições sejam feitas, é prudente usar luvas com proteção ultravioleta ao fazer esses tratamentos ou, usar um filtro solar que possua proteção contra radiação “ultravioleta A”, 30 minutos antes da sessão. As unhas e os esmaltes em gel quando utilizados com cautela, em situações específicas como uma viagem prolongada ou por quebra da unha desde que seja evitado o seu uso contínuo associado a adequada proteção da pele, não oferece grandes riscos.

Referências

1- Diffey BL .The risk of squamous cell carcinoma in women from exposure to UVA lamps used in cosmetic nail treatment.

Br J Dermatol. 2012 Nov;167(5):1175-8.

2- Curtis J, Tanner P, Judd C, Childs B, Hull C, Leachman S

Acrylic nail curing UV lamps: high-intensity exposure warrants further research of skin cancer risk.

J Am Acad Dermatol. 2013 Dec;69(6):1069-70.

 

3- Mattos Simoes Mendonca M, LaSenna C, Tosti A.Severe Onychodystrophy due to Allergic Contact Dermatitis from Acrylic Nails.

Skin Appendage Disord. 2015 Sep;1(2):91-4.

 

Share This:

Cristiana Silveira

Autor: Cristiana Silveira

Dra. Cristiana Silveira, Médica Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). É Mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). CRM 14456/ RQE 5895

13 pensamentos em “Unhas em gel e esmaltes em gel: quais os riscos que corremos ?”

  1. Thanks for your personal marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you happen to be a great author.
    I will make sure to bookmark your blog and will eventually come back someday.

    I want to encourage continue your great posts, have a nice
    afternoon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *