Você sabe o que é um cosmético vegano?

cosmeticosVegano
BELEZA E SAÚDE
AGOSTO 02.2016

 

 

O termo cosmético se refere a todo produto de uso externo, que serve para proteger ou embelezar o nosso corpo. Neste grupo, encontram-se inúmeros produtos que fazem parte da nossa rotina diária, como cremes hidratantes, filtro solar, esmaltes e produtos de maquiagem.

Observando a velocidade na qual novos produtos são desenvolvidos e lançados, é fácil perceber como o mercado dos cosméticos vem evoluindo nos últimos anos. Associado a esse crescimento, uma tendência que tem se fortalecido diz respeito à preferência pela utilização de produtos naturais. Este comportamento está relacionado tanto com a preocupação com a nossa saúde, como com o cuidado na preservação do meio ambiente.

Muitas pessoas, no momento da escolha do seu cosmético, preferem optar por produtos ecologicamente corretos, ou seja, produtos que foram desenvolvidos pensando também na preservação ambiental. Em resposta a essas novas exigências do consumidor, surgiram alguns selos e certificados com o objetivo de classificar os produtos que usamos diariamente. Essas novas denominações podem gerar alguma confusão quando não se sabe o seu real significado. Vou descrever os mais comuns a seguir.

O primeiro termo é cosmético natural. O que isso significa?

À primeira vista parece que os produtos naturais e orgânicos são sinônimos, mas não e bem assim.

O nome natural presente em alguns rótulos se refere a produtos que contenham no mínimo 95% dos seus ingredientes de origem natural. Segundo o ECO CERT, nos cosméticos de origem natural são proibidos ingredientes derivados do setor petroquímico. É exigido também que esses produtos possuam no mínimo 5% de ingredientes orgânicos. O cosmético natural pode conter ingredientes tanto de origem vegetal, mineral ou animal.

Já os cosméticos orgânicos, por sua vez, devem possuir mais de 95% dos seus ingredientes de origem vegetal, provenientes da produção orgânica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos.

Cosméticos veganos são aqueles que não utilizam nenhuma substância de origem animal em sua composição, como derivados do leite, da seda ou a lanolina, que é obtida da lã do carneiro. Como a filosofia vegana defende que o ser humano deva viver sem a exploração animal, também são proibidos testes de tais cosméticos em animais.

Os cosméticos cruelty free são aqueles que não testam os seus produtos em animais em nenhuma etapa da sua produção, seja na aquisição da matéria-prima ou no produto finalizado.
Veja abaixo alguns selos presentes nos cosméticos.

ecocertECO CERT: Este selo está presente na embalagem dos produtos que respeitam o meio ambiente. É expedido por uma organização com sede europeia que opera em mais de 80 países.

 

 

 

veganEsses símbolos indicam produtos veganos em que não são utilizados ingredientes de origem animal.

 

 

 

ibdO IBD certifica produtos que usam ingredientes de origem orgânica em sua composição.

seloVegan
Estes selos identificam produtos que não foram testados em animais.

 

Dra. Cristana Silveira médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Academia Americana  de Dermatologia CRM 14456/ RQE 5895.

Share This:

Cristiana Silveira

Autor: Cristiana Silveira

Dra. Cristiana Silveira, Médica Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). É Mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). CRM 14456/ RQE 5895

6 pensamentos em “Você sabe o que é um cosmético vegano?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *